O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA FORMAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE MUNDO DOS ESTUDANTES

análise histórico-crítica da pesquisa em ensino de Sociologia no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.61382

Palavras-chave:

Ensino de Sociologia, Pedagogia Histórico-Crítica, Concepção de Mundo

Resumo

Este estudo tomou como objeto de pesquisa a relação entre a pedagogia histórico-crítica e o ensino de Sociologia. Trata-se de uma investigação que estabeleceu como objetivo principal a identificação e a análise da concepção histórico-crítica na pesquisa em ensino de Sociologia pela implicação dos conhecimentos científicos na formação da concepção de mundo dos estudantes da educação básica. O delineamento metodológico se deu pela realização de uma pesquisa bibliográfica, compreendida no estudo como técnicas e procedimentos para a constituição dos dados empíricos. Caracteriza-se como uma pesquisa teórico-empírica que, para além dos dados empíricos sistematizados, visou apresentar contribuições teóricas não apenas para o ensino de Sociologia, mas para o movimento coletivo de construção teórica da pedagogia histórico-crítica, defendendo a articulação marxista entre a epistemologia, a ontologia e a pedagogia na formação de uma concepção de mundo materialista histórica e dialética. As análises apontaram alguns limites no que tange à busca de unidade entre conteúdo e método no processo de conversão do conhecimento científico das Ciências Sociais em saber escolar. Embora a incorporação histórico-crítica no ensino de Sociologia tenha sido analisada tendencialmente como marxista, os limites observados indicaram um processo de identificação e escolha dos objetos de ensino da Sociologia reduzido ao plano factual-histórico, em detrimento de uma articulação epistemológica, ontológica e pedagógica, resultado que fragiliza a formação de uma concepção de mundo histórico-crítica nos estudantes.

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Biografia do Autor

Lucas André Teixeira, Faculdade de Ciências e Letras, Departamento de Educação de Araraquara, Brasil

Doutor em Trabalho Docente e Educação Ambiental pela Universidade Estadual Paulista e professor da mesma instituição.

Vinicius Azevedo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e mestrando na mesma instituição.

Sarah Arantes de Paula Oliveira, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.

Graduanda em Pedagogia na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho".

Caio Azevedo Trindade, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil.

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e professor no colégio Antônio Carlos Magalhães.

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Publicado

31-01-2023

Como Citar

TEIXEIRA, L. A.; AZEVEDO, V.; OLIVEIRA, S. A. de P.; TRINDADE, C. A. O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA FORMAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE MUNDO DOS ESTUDANTES: análise histórico-crítica da pesquisa em ensino de Sociologia no Brasil. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–19, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.61382. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/61382. Acesso em: 18 dez. 2024.