CURRÍCULO & RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

atravessamentos contemporâneos

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Relações Étnico-Raciais, Pluriversalidade, Contemporaneidade

Resumo

O presente artigo discute o currículo a partir dos inúmeros atravessamentos contemporâneos que interseccionam raça, cultura e conhecimento, reconhecendo a pluralidade dos sujeitos no tocante à construção da identidade. Neste sentido, discute-se a necessidade do currículo como construção multifacetada e polifônica, visto como reflexo de uma sociedade multicultural, cujo diálogo entre as diversas culturas produz o fenômeno da transculturação. Partindo da pesquisa teórica, reflete acerca da política curricular brasileira naquilo que concerne à predominância de elementos europeus na estrutura da educação escolar, mesmo após aprovação da Lei nº 10639/2003, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas de todo o território nacional.

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Biografia do Autor

Maurício de Novais Reis, Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Brasil

Mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia. Docente da Secretaria de Educação da Bahia.

Eliana Rodrigues Oliveira, Universidade Federal do Sul da Bahia, Brasil

Especialista em Direitos Humanos e Contemporaneidade pela Universidade Federal da Bahia. Mestranda em Ensino e Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia.

Gilson Brandão de Oliveira Junior, Universidade Federal do Sul da Bahia, Brasil

Doutor em História pela Universidade de Brasília e professor na Universidade Federal do Sul da Bahia.

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Publicado

02-12-2024

Como Citar

REIS, M. de N.; OLIVEIRA, E. R.; OLIVEIRA JUNIOR, G. B. de. CURRÍCULO & RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: atravessamentos contemporâneos. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 3, p. e67632, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/67632. Acesso em: 18 dez. 2024.