A descoberta do corpo selvagem

o excerto do corpo infantil ao vigor efebo

Autores/as

Palabras clave:

Puberdade, Clarice Lispector, Freud

Resumen

Nascida em Chechelnyk, uma pequena cidade da região de Vinnytsia, Ucrânia; Clarice Lispector naturalizou-se no Brasil aos poucos meses de nascida. A autora, no conto Cem anos de perdão, retrata a passagem da fase infantil para o despertar da adolescência, fase na qual para Lacan (1974) apontara que a adolescência fornecia o paradigma da simetria com os outros e a impossibilidade de encontros mútuos. Relacionamentos com o sexo oposto são contaminados pela proibição. Lacan desenvolveu essa ideia em seu “Prefácio a O Despertar da primavera”, de Wedeking”, traduzido por François Regnault na década de 1970 e apresentado na Associação Psicanalítica de Viena em 1907. Produto cindido de mundos reprimidos e impulsivos. Nesse ponto da adolescência, onde essa dicotomia existe fortemente, os recursos que a criança usa não são mais permitidos para explorar o outro, mas sim para enfrentar esse descompasso entre sujeitos e pulsões divididas. Como tal, a autora tenta demonstrar a descoberta do corpo infantil
para o corpo adolescente, através do simbolismo e de sutilezas conhecidas em sua escrita cativante, intimista e poética. De modo a
subsidiar nossa investigação, utilizaremos como arcabouço teórico textos como Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, Sigmund
Freud (1905), Estrutura e romance familiar na adolescência, de Serge Cottet (1996) e Dicionário de símbolos, de Jean Chavelier (2007).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Milton Douglas Pereira dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Membro do Grupo de Pesquisa em Literatura, Gênero e Psicanálise (LIGEPSI-UFPB-CNPq).

Henrique Miguel de Lima Silva, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Doutorado (2021) em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do NORTE - PPGE-UERN. Doutor (2015-2018) e Mestre (2013-2015) e Doutor (2015-2018) em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em . Linguística da Universidade Federal da Paraíba PROLING/UFPB. Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Fundação de Ensino Superior de Olinda FUNESO (2012-2013) e Graduação em Letras, Português, Inglês e suas Literaturas pela Universidade de Pernambuco UPE (2009-2012). . Especialista em Psicopedagogia Institucional pelo Centro Integrado de Pesquisa e Tecnologia CINTEP (2013-2014). Professor Adjunto II da Universidade Federal Federal da Paraíba - UFPB/Campus I, lotado no Departamento de Linguística e Língua Portuguesa - DLPL/CCHLA. Docente permanente dos Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino (PGLE) e Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da UFPB Campus I Atuou como coorientador no Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS da UFCG/CFP; no Programa de Pós-Graduação em Letras -PPGL (Doutorado) da UERN e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (Doutorado) da Universidade da Amazônia UNAMA-PA. Foi docente efetivo da UFPA/ICIBE/BELÈM e atuou na UFCG, UEPB como professor substituto nos anos de 2015 a 2018. Pesquisador o Movimento de Experiências Literárias MEL/UPE sob coordenação da professora doutora Avanilda Torres. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção conjunta, multimodalidade, aquisição da íngua estrangeira, apontar, multimodalidade, atenção conjunta, multimodalidade, atenção conjunta, crenças, aquisição, ensino e gestos emblemáticos, aquisição da linguagem, bem como nas áreas de Linguística Aplicada; Psicopedagogia e Teorias de Aprendizagem e Desenvolvimento e Língua Portuguesa. Atualmente é Membro do Laboratório de Aquisição da Fala e da Escrita - LAFE/UFPB e do Projeto Variação Linguística no Estado da Paraíba VALPB/UFPB. Membro dos grupos de pesquisa: Discurso, Semiótica e Ensino (UFCG/CNPQ); Ensino e Aprendizagem de Línguas (IFPB/CNPQ); Núcleo de Estudos em Saúde Mental, Educação e Psicometria (UFPB/CNPQ); e Vice-lider do PROVALE - Prosódia, Variação e Ensino (UFPB/CNPQ). Editor da Revista DLCV/UFPB.

Publicado

2023-03-16

Cómo citar

Santos, M. D. P. dos, & Silva, H. M. de L. (2023). A descoberta do corpo selvagem: o excerto do corpo infantil ao vigor efebo. Revista LiteralMENTE, 2(1), 82–86. Recuperado a partir de https://periodicos.ufpb.br/index.php/rl/article/view/65833

Artículos más leídos del mismo autor/a