A descoberta do corpo selvagem

o excerto do corpo infantil ao vigor efebo

Auteurs

Mots-clés :

Puberdade, Clarice Lispector, Freud

Résumé

Nascida em Chechelnyk, uma pequena cidade da região de Vinnytsia, Ucrânia; Clarice Lispector naturalizou-se no Brasil aos poucos meses de nascida. A autora, no conto Cem anos de perdão, retrata a passagem da fase infantil para o despertar da adolescência, fase na qual para Lacan (1974) apontara que a adolescência fornecia o paradigma da simetria com os outros e a impossibilidade de encontros mútuos. Relacionamentos com o sexo oposto são contaminados pela proibição. Lacan desenvolveu essa ideia em seu “Prefácio a O Despertar da primavera”, de Wedeking”, traduzido por François Regnault na década de 1970 e apresentado na Associação Psicanalítica de Viena em 1907. Produto cindido de mundos reprimidos e impulsivos. Nesse ponto da adolescência, onde essa dicotomia existe fortemente, os recursos que a criança usa não são mais permitidos para explorar o outro, mas sim para enfrentar esse descompasso entre sujeitos e pulsões divididas. Como tal, a autora tenta demonstrar a descoberta do corpo infantil
para o corpo adolescente, através do simbolismo e de sutilezas conhecidas em sua escrita cativante, intimista e poética. De modo a
subsidiar nossa investigação, utilizaremos como arcabouço teórico textos como Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, Sigmund
Freud (1905), Estrutura e romance familiar na adolescência, de Serge Cottet (1996) e Dicionário de símbolos, de Jean Chavelier (2007).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Milton Douglas Pereira dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Graduando em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Membro do Grupo de Pesquisa em Literatura, Gênero e Psicanálise (LIGEPSI-UFPB-CNPq).

Henrique Miguel de Lima Silva, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Doutorado (2021) em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Estado do Rio Grande do NORTE - PPGE-UERN. Doutor (2015-2018) e Mestre (2013-2015) e Doutor (2015-2018) em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em . Linguística da Universidade Federal da Paraíba PROLING/UFPB. Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Fundação de Ensino Superior de Olinda FUNESO (2012-2013) e Graduação em Letras, Português, Inglês e suas Literaturas pela Universidade de Pernambuco UPE (2009-2012). . Especialista em Psicopedagogia Institucional pelo Centro Integrado de Pesquisa e Tecnologia CINTEP (2013-2014). Professor Adjunto II da Universidade Federal Federal da Paraíba - UFPB/Campus I, lotado no Departamento de Linguística e Língua Portuguesa - DLPL/CCHLA. Docente permanente dos Programa de Pós-Graduação em Linguística e Ensino (PGLE) e Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING) da UFPB Campus I Atuou como coorientador no Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS da UFCG/CFP; no Programa de Pós-Graduação em Letras -PPGL (Doutorado) da UERN e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (Doutorado) da Universidade da Amazônia UNAMA-PA. Foi docente efetivo da UFPA/ICIBE/BELÈM e atuou na UFCG, UEPB como professor substituto nos anos de 2015 a 2018. Pesquisador o Movimento de Experiências Literárias MEL/UPE sob coordenação da professora doutora Avanilda Torres. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: atenção conjunta, multimodalidade, aquisição da íngua estrangeira, apontar, multimodalidade, atenção conjunta, multimodalidade, atenção conjunta, crenças, aquisição, ensino e gestos emblemáticos, aquisição da linguagem, bem como nas áreas de Linguística Aplicada; Psicopedagogia e Teorias de Aprendizagem e Desenvolvimento e Língua Portuguesa. Atualmente é Membro do Laboratório de Aquisição da Fala e da Escrita - LAFE/UFPB e do Projeto Variação Linguística no Estado da Paraíba VALPB/UFPB. Membro dos grupos de pesquisa: Discurso, Semiótica e Ensino (UFCG/CNPQ); Ensino e Aprendizagem de Línguas (IFPB/CNPQ); Núcleo de Estudos em Saúde Mental, Educação e Psicometria (UFPB/CNPQ); e Vice-lider do PROVALE - Prosódia, Variação e Ensino (UFPB/CNPQ). Editor da Revista DLCV/UFPB.

Téléchargements

Publiée

2023-03-16

Comment citer

Santos, M. D. P. dos, & Silva, H. M. de L. (2023). A descoberta do corpo selvagem: o excerto do corpo infantil ao vigor efebo. Revista LiteralMENTE, 2(1), 82–86. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpb.br/index.php/rl/article/view/65833

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice