O CRESCIMENTO DA LINHA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFPB NOS ANOS DE 2009 A 2016
GROWTH OF THE UFPB POST-GRADUATE EDUCATION HISTORY OF EDUCATION IN THE YEARS FROM 2009 TO 2016
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.46115Palavras-chave:
Estado da Arte, História da Educação, Linha de Pesquisa, PPGE, UFPBResumo
O presente artigo se propõe a analisar o desenvolvimento da Linha de Pesquisa em História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, de sua implantação no ano de 2009 ao ano de 2016, data em que foi realizado o presente estudo. Nesse sentido, faremos um breve percurso pelo Estado da Arte e do Conhecimento da Linha de Pesquisa em História da Educação deste programa, abordando dados que consideramos relevantes para o entendimento da composição da mesma, como seu surgimento no programa, os profissionais envolvidos, a adesão a Linha de Pesquisa em H.E. (História da Educação) a cada ano, bem como sua produção qualitativa e quantitativa.
Palavras Chave: História da Arte, História da Educação, Linha de Pesquisa, PPGE, UFPB
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
ARÓSTEGUI, J. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru: Edusc, 2006.
BARROS, José D'Assunção. O Projeto de Pesquisa em História: da escolha do tema ao quadro teórico. Petrópolis: Vozes, 2005.
CHARTIER, Roger. História cultural: entre práticas e representações. 2. ed. São Paulo: 1988.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Um Campo Vivo da Produção Científica: a história da educação brasileira. In: MONARCHA, Carlos; GATTI JR, Décio. (orgs). Trajetórias na Formação do Campo da História da Educação Brasileira. Uberlândia, MG: EDUFU, 2013.
FARIA FILHO, L. M. de. A legislação escolar como fonte para a história da educação: uma tentativa de interpretação. In:_____. (Org). Educação, modernidade e civilização. Belo Horizonte: Autêntica, 1998, p. 89-125.
FARIAS, Rosilene Mariano de. NETO, José Francisco de Melo. RODRIGUES, Janine Marta Coelho. VIRGÍNIO, Maria Helena da Silva. Pesquisa em Educação na Paraíba 30 anos (1977 – 2007). Paraíba: Editora UFPB, 2007.
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Revista Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, p.257-272, 2002.
GONDRA, José Gonçalves (Org.). Eduardo Vieira... [et. al.]. Pesquisa em História da Educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. (289-310)
MACHADO, Charliton José dos Santos. NUNES, Maria Lúcia da Silva. RODRIGUES, Melânia Mendonça. Dos Indícios a Constituição da Pesquisa em História da Educação no PPGE/UFPB. In: Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 37, p. 17-28, mar.2010.
PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira Pinheiro. CURY, Cláudia Engler. ANANIAS, Mauricéia. (Orgs.). Histórias da Educação Brasileira: experiências e peculiaridades. Editora UFPB. João Pessoa, 2014.
SABINO, R. F. Bibliotecas cheias e sociedade carente. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, Disponível em: http://www.espacoacademico.com,v. 1, n.36, p. 12-14, 2004. Acesso em: 08/09/2016.
NUNES, C. & CARVALHO, M. M. C. Historiografia da educação e fontes. 15. ed. ANPED: Caxambu, 1992.
SOARES, M. Alfabetização no Brasil: O Estado do conhecimento. Brasília: Rede Latino-Americana de informação e documento em Educação – Reduc, 1989.
TEIXEIRA, C. R. O Estado da Arte: a concepção de avaliação educacional veiculada na produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo (1975-2000). Cadernos de Pós-Graduação (Uninove), v. 5, p. 59-66, 2006.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Projeto de Reestruturação do Programa de Pós-graduação em Educação. João Pessoa, PB: PPGE/CE, 2007. (digitado).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).