O CRESCIMENTO DA LINHA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFPB NOS ANOS DE 2009 A 2016

GROWTH OF THE UFPB POST-GRADUATE EDUCATION HISTORY OF EDUCATION IN THE YEARS FROM 2009 TO 2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.46115

Palavras-chave:

Estado da Arte, História da Educação, Linha de Pesquisa, PPGE, UFPB

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar o desenvolvimento da Linha de Pesquisa em História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, de sua implantação no ano de 2009 ao ano de 2016, data em que foi realizado o presente estudo. Nesse sentido, faremos um breve percurso pelo Estado da Arte e do Conhecimento da Linha de Pesquisa em História da Educação deste programa, abordando dados que consideramos relevantes para o entendimento da composição da mesma, como seu surgimento no programa, os profissionais envolvidos, a adesão a Linha de Pesquisa em H.E. (História da Educação) a cada ano, bem como sua produção qualitativa e quantitativa.

Palavras Chave: História da Arte, História da Educação, Linha de Pesquisa, PPGE, UFPB

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Roberto Morais dos Santos, Universidade Federal da Paraíba- UFPB

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Desenvolve pesquisas relacionadas à História da Educação, com ênfase em estudos relacionados às práticas escolares no ensino confessional.

Renata Cristina da Silva Bringel, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Desenvolve pesquisas relacionadas à História da Educação, com ênfase a condição feminina na paraíba do século XIX através das cartas publicadas na imprensa.

Severino Bezerra da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Ciências Sociais-Sociologia pela PUC-SP e prof. Associado IV – UFPB/CE/PPGE. Pesquisa na área de Educação Popular, Educação do Campo e Movimentos sociais e Ensino de História e História Local.

Referências

REFERÊNCIAS

ARÓSTEGUI, J. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru: Edusc, 2006.

BARROS, José D'Assunção. O Projeto de Pesquisa em História: da escolha do tema ao quadro teórico. Petrópolis: Vozes, 2005.

CHARTIER, Roger. História cultural: entre práticas e representações. 2. ed. São Paulo: 1988.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Um Campo Vivo da Produção Científica: a história da educação brasileira. In: MONARCHA, Carlos; GATTI JR, Décio. (orgs). Trajetórias na Formação do Campo da História da Educação Brasileira. Uberlândia, MG: EDUFU, 2013.

FARIA FILHO, L. M. de. A legislação escolar como fonte para a história da educação: uma tentativa de interpretação. In:_____. (Org). Educação, modernidade e civilização. Belo Horizonte: Autêntica, 1998, p. 89-125.

FARIAS, Rosilene Mariano de. NETO, José Francisco de Melo. RODRIGUES, Janine Marta Coelho. VIRGÍNIO, Maria Helena da Silva. Pesquisa em Educação na Paraíba 30 anos (1977 – 2007). Paraíba: Editora UFPB, 2007.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Revista Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, p.257-272, 2002.

GONDRA, José Gonçalves (Org.). Eduardo Vieira... [et. al.]. Pesquisa em História da Educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. (289-310)

MACHADO, Charliton José dos Santos. NUNES, Maria Lúcia da Silva. RODRIGUES, Melânia Mendonça. Dos Indícios a Constituição da Pesquisa em História da Educação no PPGE/UFPB. In: Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 37, p. 17-28, mar.2010.

PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira Pinheiro. CURY, Cláudia Engler. ANANIAS, Mauricéia. (Orgs.). Histórias da Educação Brasileira: experiências e peculiaridades. Editora UFPB. João Pessoa, 2014.

SABINO, R. F. Bibliotecas cheias e sociedade carente. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, Disponível em: http://www.espacoacademico.com,v. 1, n.36, p. 12-14, 2004. Acesso em: 08/09/2016.

NUNES, C. & CARVALHO, M. M. C. Historiografia da educação e fontes. 15. ed. ANPED: Caxambu, 1992.

SOARES, M. Alfabetização no Brasil: O Estado do conhecimento. Brasília: Rede Latino-Americana de informação e documento em Educação – Reduc, 1989.

TEIXEIRA, C. R. O Estado da Arte: a concepção de avaliação educacional veiculada na produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo (1975-2000). Cadernos de Pós-Graduação (Uninove), v. 5, p. 59-66, 2006.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Projeto de Reestruturação do Programa de Pós-graduação em Educação. João Pessoa, PB: PPGE/CE, 2007. (digitado).

Downloads

Publicado

2019-12-08

Como Citar

SANTOS, J. R. M. dos . .; DA SILVA BRINGEL, R. C.; DA SILVA, S. B. O CRESCIMENTO DA LINHA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFPB NOS ANOS DE 2009 A 2016: GROWTH OF THE UFPB POST-GRADUATE EDUCATION HISTORY OF EDUCATION IN THE YEARS FROM 2009 TO 2016. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 28, n. 3, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.46115. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/46115. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO