O ESPAÇO FORMATIVO DO PIBID COMO LÓCUS DE DESESTABILIZAÇÕES E EX-POSIÇÕES SOBRE AS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE
THE FORMATIVE SPACE OF THE PIBID AS LOCUS OF DESTABILIZATION AND EX-POSITIONS ON ISSUES OF GENDER AND SEXUALITY
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2019v28n3.48043Palavras-chave:
Formação Docente, Relações de Gênero, Sexualidade, Programa PIBIDResumo
Este artigo narra e problematiza algumas cenas construídas durante uma pesquisa-intervenção desenvolvida por meio de encontros formativos com um grupo de educadoras, licenciandas e docente participantes de um projeto de educação infantil (creche) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de uma universidade federal de Minas Gerais. As temáticas debatidas nos momentos formativos focalizaram-se nas relações de gênero e sexualidade e foram trabalhadas em seis encontros com a turma. As provocações, preocupações e angústias associadas aos questionamentos das crianças sobre a sexualidade capturaram os pensamentos das participantes que trouxeram à tona o dilema entre o desconhecer e o supersaber. Os episódios emergiram, em geral, de situações imprevisíveis ocorridas no contexto escolar, mobilizando os saberes sobre gênero e sexualidade produzidos durante a formação inicial e continuada das participantes. O espaço do PIBID desenvolvido na universidade também potencializou a expressão dessas cenas, pois as participantes o reconheceram como lugar de desestabilizações, exposições e de investimentos em sua formação.
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