UM CORPO QUE SUFOCA: CULTURA, BIOPODER E ESTEREOTIPAGEM NO CURTA “O DIA EM QUE DORIVAL ENCAROU A GUARDA”

A SUFFOCATING BODY: CULTURE, BIOPOWER AND STEREOTYPING IN THE SHORT FILM “O DIA EM QUE DORIVAL ENCAROU A GUARDA”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n2.51327

Palavras-chave:

Biopoder, Estudos Culturais, Cinema, Estereotipagem, Corpo sem Órgãos

Resumo

Neste artigo buscamos dialogar com o curta-metragem brasileiro "O Dia em que Dorival Encarou a Guarda” (1986), dirigido por Jorge Furtado e José Pedro Goulart, objetivando compreender os processos de significação em torno da diferença racial e o que ela pode nos dizer sobre a noção de estereotipagem como política de representação. Para tanto, lançando mão da “etnografia de tela” (RIAL, 2004; BALESTRIN & SOARES, 2011), trazemos para o debate as problematizações foucaultianas sobre biopoder, na qual a função do racismo é regular a distribuição da morte e tornar possíveis as funções do Estado mediante a divisão dos corpos que devem morrer e os que devem viver. Assim, dialogamos com os Estudos Culturais em Educação, destacando o conceito de “estereotipagem” (HALL, 2016), bem como evidenciamos, à luz das reflexões sobre “Corpo sem Órgãos”  (DELEUZE & GUATTARI, 2011) e “corpo utópico” (FOUCAULT, 2014), os agenciamentos produzidos em uma nova política de resistência diante dos processos de subjetivação sistematizados pelo Estado, conforme narrativa do curta-metragem. Assim, comprendemos que é na luta contra o Organismo que insiste em enquadrar a sua vida, em meio a um sorriso que sutilmente anuncia o refrigério de sua conquista, que Dorival produz potências desestabilizadoras cheias de vida.

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Biografia do Autor

Alcidesio Oliveira da Silva Junior, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação (GPCAE) e do Laboratório de Experiência, Visualidade e Educação (LEVE/UFPE). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5536-064x. E-mail: ateneu7@gmail.com

Ana Paula Abrahamian de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI-UFRPE/FUNDAJ) e Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação (GPCAE). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4321-3458. E-mail: apabrahamian@hotmail.com

Fabiana Souto Lima Vidal, Colégio de Aplicação/Universidade Federal de Pernambuco

Professora de Artes Visuais do Colégio de Aplicação da UFPE. Vice-coordenadora do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB. Integrante da Rede de Representantes da Federação de Arte/Educadores do Brasil - FAEB/PE - (biênio 2019-2020). Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação (GPECAE). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0439-7378. E-mail: fabiana.vidal@uol.com.br

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Publicado

2020-07-30

Como Citar

OLIVEIRA DA SILVA JUNIOR, A.; ABRAHAMIAN DE SOUZA, A. P.; SOUTO LIMA VIDAL, F. UM CORPO QUE SUFOCA: CULTURA, BIOPODER E ESTEREOTIPAGEM NO CURTA “O DIA EM QUE DORIVAL ENCAROU A GUARDA”: A SUFFOCATING BODY: CULTURE, BIOPOWER AND STEREOTYPING IN THE SHORT FILM “O DIA EM QUE DORIVAL ENCAROU A GUARDA”. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 2, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n2.51327. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/51327. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ – EXPRESSÕES EDUCATIVAS E CULTURAIS NO ESPAÇO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE

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