A APLICAÇÃO DE UM JOGO PARA MOTIVAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS EXATAS

THE APPLICATION OF A GAME TO MOTIVATE THE TEACHING-LEARNING PROCESS IN ENGINEERING AND EXACT SCIENCES COURSES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n2.51646

Palavras-chave:

Atividades lúdicas, Ensino-aprendizagem, Jogos

Resumo

Os jogos e as aulas roteirizadas com a linguagem de jogos (gameficação) estão cada vez mais presentes na universidade e são estratégias importantes de encantamento e motivação para uma aprendizagem mais rápida e próxima da vida real.  Para gerações acostumadas a jogar, a linguagem de desafios, recompensas, de competição e cooperação é atraente e fácil de perceber. Os jogos colaborativos e individuais; de competição e colaboração; de estratégia, com etapas e habilidades bem definidas se tornam cada vez mais presentes nas diversas áreas de conhecimento e níveis de ensino. Nesta linha de raciocínio, este trabalho tem como objetivo principal apresentar a aplicação de um jogo em turmas das disciplinas de Cálculo I e Algoritmos e Programação de Computadores dos cursos de graduação em Engenharias Civil, de Minas e de Produção, Ciências da Computação e Física Licenciatura da Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão. A finalidade desta pesquisa foi analisar se os estudantes se sentem mais motivados a aprender em aulas lúdicas comparadas com aulas tradicionais adotadas na instituição. Os alunos que participaram da pesquisa responderam questionários. Os resultados obtidos foram analisados e apresentados na forma de gráficos para melhor compreensão das informações. Logo, observou-se que estes estudantes preferem as aulas no ensino superior sejam ministradas pela junção de ambas as metodologias: tradicional e lúdica, uma vez que uma complementa a outra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Gonçalves Fernandes, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.

Doutoranda em Ciências Exatas e Tecnológicas (UFCAT). Professora do Instituto Federal Goiano - Campus Campos Belos - Área: Informática.

Renato Alejandro Tintaya Mollo, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.

Possui graduação em Bachiller en Matemática pela Universidad Nacional de San Agustín de Arequipa (2006). Mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor na Unidade Acadêmica Especial de Matemática e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.

Fernando da Costa Barbosa, Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.

Doutor em Educação (UFU). Professor do Instituto de Matemática e Tecnologias da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão.

Downloads

Publicado

2020-05-30

Como Citar

FERNANDES, F. G.; MOLLO, R. A. T.; BARBOSA, F. da C. A APLICAÇÃO DE UM JOGO PARA MOTIVAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CURSOS DE ENGENHARIA E CIÊNCIAS EXATAS: THE APPLICATION OF A GAME TO MOTIVATE THE TEACHING-LEARNING PROCESS IN ENGINEERING AND EXACT SCIENCES COURSES . Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 2, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n2.51646. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/51646. Acesso em: 19 jun. 2021.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA