RODAS DE CONVERSAS EM PRISÕES

CIRCLES OF CONVERSATION ON PRISONS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n2.52394

Palavras-chave:

Rodas de Conversas, metodologia dialógica, educação nas prisões, pesquisa em prisões, contexto de privação de liberdade.

Resumo

Construído de forma compartilhada por duas pesquisadoras/educadoras com ações educativas e pesquisas ancoradas na perspectiva da Educação Popular, o presente artigo tem por objetivo contribuir no campo das metodologias dialógicas com discussões e reflexões sobre as Rodas de Conversas, aprofundando suas potencialidades em espaços prisionais. Sua constituição se dá primordialmente em três partes. Na primeira nos debruçamos numa fundamentação teórica das Rodas de Conversas. Posteriormente relatamos experiências e reflexões sobre o uso de tal metodologia em práticas relativas à pesquisa e docência. Por fim tecemos considerações sobre o uso desta metodologia participativa nas especificidades do contexto prisional.

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Biografia do Autor

Aline Campos, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Rio Claro, e Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - linha de pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos. Trabalhou na educação formal em escolas, unidades prisionais e na Fundação Casa, possuindo experiência em educação ambiental, educação de jovens e adultos em situação de privação de liberdade e educação popular. Atualmente é professora na Universidade Federal do Tocantins (UFT), líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Popular: problematização do mundo como luta pela libertação e coordenadora de projetos de extensão, na área da educação e cultura, desenvolvidos em parceria com a Cadeia Pública de Tocantinópolis/TO.

Camila Simões Rosa, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação Programa de Pós Graduação em Educação do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora substituta no Departamento de teorias e práticas pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (DTPP/UFSCar).

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Publicado

2020-07-30

Como Citar

CAMPOS, A.; CAMILA SIMÕES ROSA. RODAS DE CONVERSAS EM PRISÕES: CIRCLES OF CONVERSATION ON PRISONS. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 29, n. 2, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2020v29n2.52394. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/52394. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ – EXPRESSÕES EDUCATIVAS E CULTURAIS NO ESPAÇO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE