UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES DO CONHECIMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Joyce da Costa Lima UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR (UFRRJ/IM)
  • Aline de Carvalho Moura Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-6186-605X

Palavras-chave:

Universidade, Conhecimento, Sociedade, Educação

Resumo

Tendo como objeto de pesquisa o conhecimento produzido na universidade, este ensaio teórico objetiva apresentar apontamentos sobre possíveis diálogos entre a universidade e a sociedade, através de problematizações a respeito da forma como o conhecimento acadêmico vem sendo difundido para além dos limites institucionais. Pensando a universidade como uma das instituições responsáveis pela forma como as produções intelectuais dialogam com a sociedade, questionamos a existência de uma ruptura desta função social da universidade, no sentido em que a produção de conhecimento se limita ao que denominamos de ‘bolha acadêmica’. No que se refere ao campo da educação, nossa preocupação avança no sentido de pensar o papel das pesquisas educacionais e sua relação com seu ambiente prático, uma vez que, segundo os referenciais apresentados neste trabalho, o conhecimento produzido na universidade pode se encontrar distante do exercício docente e da prática formativa. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa qualitativa pautada em um levantamento bibliográfico, com intuito de enriquecer e não esgotar a discussão sobre a temática, a partir das contribuições de Trindade (1998), Chauí (1999) e Moraes (1999), dentre outros. Como considerações finais, salientamos a importância de repensarmos a produção acadêmica e o trabalho com a pesquisa para além do espaço acadêmico.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline de Carvalho Moura, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Professora Adjunta da
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ

Referências

AMÂNCIO, Ana Maria; QUEIROZ, Ana Paula de; FILHO, Antenor Amâncio. O programa de vocação científica da Fundação Oswaldo Cruz (Provoc) como estratégia educacional relevante. Revista Nota de Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-59701999000200010. Acesso em: 12 nov. 2020.

ANDRÉ, Marli. A formação do pesquisador da prática pedagógica. Plurais Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 1, n.1, p. 01-12, 2016. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2300. Acesso em: 10 nov. 2020.

CHAUI, Marilena de Souza. A universidade pública sob nova perspectiva. Anped Revista Brasileira de Educação, Minas Gerais, n. 24, p. 5-15, 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/242217594_A_universidade_publica_sob_nova_perspectiva. Acesso em: 01 dez. 2020.

CHAUI, Marilena de Souza. Escritos sobre a universidade. In: CHAUI, Marilena de Souza. Vocação política e vocação científica da universidade. 1. ed. São Paulo: Editora da UNESP, p. 115-134, 2001.

CHAUI, Marilena de Souza. A universidade Operacional. Revista da Avaliação da Educação Superior, São Paulo, v. 4, n. 3, p. 1-7, 1999.

FERNANDES, Florestan. Circuito fechado: quatro ensaios sobre o “poder institucional”. São Paulo: Globo, 2010.

FREITAG, Barbara. Escola, Estado e Sociedade. São Paulo: Centauro, 2005.

GADOTTI, Moacir. Qualidade na educação: uma nova abordagem. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2010.

LACERDA, Ronald Ayres; ÁLVARES, Oswaldo Ponce. A universidade e a sociedade do conhecimento. Universitas Humanas, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, 2005. Disponível em: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/face/article/view/631. Acesso em: 10 nov. 2020.

MÉSZÁROS, István. Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005

MORAES, Maria Célia Marcondes de. Indagações sobre o conhecimento no campo da educação. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 2, p. 315-346, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/download/2175-795X.2009v27n2p315/15284. Acesso em: 5 nov. 2020.

MORAES, Maria Célia Marcondes de. Paradigmas e adesões: temas para pensar a teoria e a prática em educação. Perspectiva, Florianópolis, v. 17, n. 32, p. 51- 68, 1999. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10522. Acesso em: 14 nov. 2020.

MORAES, Maria Célia Marcondes de; SOARES, Kátia Cristina Dambiski. Cenas empobrecidas do conhecimento e do trabalho docente. Educação, Porto Alegre – RS, n. 2, p. 265-281, 2005. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/417/314. Acesso em: 14 nov. 2020.

MOURA, Aline de Carvalho; LIMA, Joyce da Costa. Diálogos entre ensino e pesquisa: incentivo a pesquisa como atividade investigativa na educação básica. Revista Pedagógica, v. 23, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/6052. Acesso em: 05 jun. 2021.

PESCE, Maly Krüger de; ANDRÉ, Marli; HOBOLD, Márcia de Souza. Formação do professor pesquisador: procedimentos didáticos. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE, XI, 2013. Curitiba, p. 10242-10254. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2013/7520_5224.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação e universidade: conhecimento e construção da cidadania. Interface -Comunicação, Saúde, Educação, v. 6, n. 10, p. 117-24, 2002. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/icse/2002.v6n10/117-124. Acesso em: 05 jun. 2021.

SIMÕES, Maria Leite. O surgimento das universidades no mundo e sua importância para o contexto da formação docente. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 22, n. 2, p. 136-152, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17783. Acesso em: 03 jun. 2021.

TRINDADE, Helgio. Universidade em perspectiva: sociedade, conhecimento e poder. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 10, p. 5-15, 1998. Disponível em: http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE10/RBDE10_03_HELGIO_TRINDADE.pdf . Acesso em: 04 nov. 2020.

TRINDADE, Helgio. Saber e Poder: Os Dilemas da Universidade Brasileira. Estudos Avançados, São Paulo, v. 14, n. 40, p. 122-133, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/RSqMPF7jYzNvT46WjhK8tJR/?lang=pt#:~:text=da%20universidade%20brasileiraH%C3%A9lgio%20Trindade,na%20perspectiva%20do%20novo%20s%C3%A9culo. Acesso em: 04 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2021-08-27

Como Citar

DA COSTA LIMA, J.; DE CARVALHO MOURA, A. UNIVERSIDADE E SOCIEDADE: DIÁLOGOS E POSSIBILIDADES DO CONHECIMENTO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 245–264, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/58953. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO