A contribuição da leitura mediada para o letramento emergente de alunos com Síndrome de Down:
uma revisão da literatura brasileira
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n3.62875Palavras-chave:
Leitura mediada, Letramento, Síndrome de DownResumo
O presente artigo tem como objetivo buscar, na literatura, relações entre a leitura mediada e o letramento de alunos com Síndrome de Down. Para tanto, foi desenvolvida uma revisão da literatura, buscando trabalhos sobre o tema nas bases de dados Scielo, Unique e Google Acadêmico, a partir das palavras-chaves Síndrome de Down; leitura mediada e letramento. Nas plataformas Scielo e Unique, não foram encontrados trabalhos para essa busca. No entanto, usando a busca SmartText, foram encontrados 15.996 resultados. Além disso, fazendo a mesma busca no Google Acadêmico, encontraram-se 974 resultados. Aplicando-se os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, restaram três textos para análise. A análise dos textos selecionados indica que a leitura compartilhada de livros de forma sistemática, com a mediação de professores e familiares, pode contribuir para melhorar o nível de letramento de alunos com Síndrome de Down. É imprescindível, contudo, que familiares e professores reconheçam o potencial do indivíduo com Síndrome de Down e proporcionem a ele práticas de leitura diferenciadas, considerando suas capacidades e dificuldades.
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