A contribuição da leitura mediada para o letramento emergente de alunos com Síndrome de Down:

uma revisão da literatura brasileira

Autores

  • Rosani Fátima Michel Zanatta Universidade Feevale
  • Daiane Rodrigues de Almeida
  • Rosemari Lorenz Martins Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n3.62875

Palavras-chave:

Leitura mediada, Letramento, Síndrome de Down

Resumo

O presente artigo tem como objetivo buscar, na literatura, relações entre a leitura mediada e o letramento de alunos com Síndrome de Down. Para tanto, foi desenvolvida uma revisão da literatura, buscando trabalhos sobre o tema nas bases de dados Scielo, Unique e Google Acadêmico, a partir das palavras-chaves Síndrome de Down; leitura mediada e letramento. Nas plataformas Scielo e Unique, não foram encontrados trabalhos para essa busca. No entanto, usando a busca SmartText, foram encontrados 15.996 resultados. Além disso, fazendo a mesma busca no Google Acadêmico, encontraram-se 974 resultados. Aplicando-se os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, restaram três textos para análise. A análise dos textos selecionados indica que a leitura compartilhada de livros de forma sistemática, com a mediação de professores e familiares, pode contribuir para melhorar o nível de letramento de alunos com Síndrome de Down. É imprescindível, contudo, que familiares e professores reconheçam o potencial do indivíduo com Síndrome de Down e proporcionem a ele práticas de leitura diferenciadas, considerando suas capacidades e dificuldades.

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Biografia do Autor

Rosani Fátima Michel Zanatta , Universidade Feevale

Mestra em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale.

Daiane Rodrigues de Almeida

Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale.

Rosemari Lorenz Martins, Universidade Feevale

Doutora em Letras (PUC/RS). Professora do Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale.

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Publicado

2022-11-11

Como Citar

FÁTIMA MICHEL ZANATTA , R.; RODRIGUES DE ALMEIDA, D. .; LORENZ MARTINS, R. A contribuição da leitura mediada para o letramento emergente de alunos com Síndrome de Down: : uma revisão da literatura brasileira. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 3, p. e-rte313202202, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2022v31n3.62875. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/62875. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO