Elaboração e implementação da Telessimulação Síncrona e Observacional no Ensino em Enfermagem: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.69956

Palavras-chave:

Treinamento por simulação, Enfermagem, Educação à distância

Resumo

Este estudo objetiva relatar a experiência da elaboração e implementação de um workshop telessimulado sobre ressuscitação cardiopulmonar no adulto com suporte básico de vida no ambiente intra-hospitalar para estudantes de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência que descreve a realização de um workshop telessimulado, de caráter síncrono e observacional, realizado com sete estudantes de enfermagem entre os meses de junho e julho de 2023. O workshop foi dividido em dez etapas: planejamento, divulgação e consentimento do participante; inscrição e caracterização dos estudantes de enfermagem; pré-simulação; apresentação dos facilitadores do workshop e pré-teste; treinamento de habilidades; pré-briefing/briefing; execução do cenário telessimulado; teledebriefing; pós-teste e; aprendizagem adicional. Com base na comparação das médias do pré e pós-teste, observou-se um aumento do número de acertos entre os testes, evidenciando resultados satisfatórios e potentes ao aprendizado, tornando a telessimulação síncrona e observacional como uma nova oportunidade na formação em saúde.

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Biografia do Autor

Fabiana Cristina Pires Bernardinelli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Especialista em Urgência e Emergência. Mestre e doutoranda em atênção à saúde.

Gustavo Correa de Amorim, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Especialista em Urgência e Emergência. Mestre e doutorando em atênção à saúde.

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Publicado

2024-06-12

Como Citar

BERNARDINELLI, F. C. P. .; AMORIM, G. C. de .; SUZEL REGINA RIBEIRO CHAVAGLIA. Elaboração e implementação da Telessimulação Síncrona e Observacional no Ensino em Enfermagem: relato de experiência. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202453, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.69956. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/69956. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA