Educação 5.0 em São José dos Campos/SP
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.70320Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Formação de professores, Competências SocioemocionaisResumo
O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada na rede municipal de São José dos Campos/SP, município que possui quatorze (14) escolas certificadas pelo Programa Educação 5.0. A Educação 5.0 é uma abordagem em construção e debate que integra tecnologias digitais e Inteligência Artificial em contextos nos quais o estudante é ativo, criativo, crítico e reflexivo. Este relato foi elaborado a partir da visita in loco realizada pelos autores, no mês de agosto do corrente ano, permitindo a observação e conhecimento dos espaços físicos, das dinâmicas, e o diálogo com gestores, professores e estudantes. Dentre os resultados, destaca-se o investimento em formação de professores, infraestrutura e tecnologias digitais, garantindo que a Educação 5.0 não seja apenas uma lei, mas sim uma realidade no município. Por fim, surge o questionamento acerca da necessidade de equidade e acessibilidade a uma educação de qualidade para todos, ao mesmo tempo em que se destaca a alegria e motivação que impulsionam para aprender e lutar cada vez mais por uma educação transformadora.
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