Educação 5.0 em São José dos Campos/SP

um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.70320

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Formação de professores, Competências Socioemocionais

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada na rede municipal de São José dos Campos/SP, município que possui quatorze (14) escolas certificadas pelo Programa Educação 5.0. A Educação 5.0 é uma abordagem em construção e debate que integra tecnologias digitais e Inteligência Artificial em contextos nos quais o estudante é ativo, criativo, crítico e reflexivo. Este relato foi elaborado a partir da visita in loco realizada pelos autores, no mês de agosto do corrente ano, permitindo a observação e conhecimento dos espaços físicos, das dinâmicas, e o diálogo com gestores, professores e estudantes. Dentre os resultados, destaca-se o investimento em formação de professores, infraestrutura e tecnologias digitais, garantindo que a Educação 5.0 não seja apenas uma lei, mas sim uma realidade no município. Por fim, surge o questionamento acerca da necessidade de equidade e acessibilidade a uma educação de qualidade para todos, ao mesmo tempo em que se destaca a alegria e motivação que impulsionam para aprender e lutar cada vez mais por uma educação transformadora.

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Biografia do Autor

Carla Denize Ott Felcher, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel e em Pedagogia (segunda licenciatura) pela Universidade Dom Bosco. Especialista em Educação Matemática pela UCPel , Especialista em Pedagogia Gestora com ênfase em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas da Rede de Ensino Univest - Santa Catarina e Especialista em Mídias na Educação pela UAB/UFPel. Mestra em Políticas e Gestão da Educação, CLAEH, Montevídeo. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECM/UFPel. Doutora em Educação em Ciências pela UFRGS. Pós-doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa. Professora no Departamento de Educação Matemática - DEMAT - IFM/UFPel, professora do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT e Chefe da Seção de Politicas Institucionais para EaD no NUPED (Núcleo de Políticas de EaD). Pesquisa principalmente sobre o Ensino de Matemática, Tecnologias Digitais, Formação de Professores, Educação a Distância e Educação 5.0.

Michelsch João da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, Câmpus Garopaba

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008), especialização em Tecnologias do Ensino da Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010), especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016), especialização em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) e mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente cursa doutorado acadêmico no Programa de Pós graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa. É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) - campus Garopaba - em regime de dedicação exclusiva. É pesquisador do grupo GENSQ - Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida e editor científico e avaliador da REMAT, Revista Eletrônica da Matemática. Suas experiências estão voltadas para área do Ensino de Matemática. 

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Publicado

2025-02-05

Como Citar

FELCHER, C. D. O.; SILVA, M. J. da. Educação 5.0 em São José dos Campos/SP: um relato de experiência. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 34, n. 1, p. e-rte341202518, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.70320. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/70320. Acesso em: 20 abr. 2025.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA