DESENVOLVER HABILIDADES EMOCIONAIS NAS CRIANÇAS NORMAIS E COM DEFICIÊNCIA MENTAL DO 1.º CICLO ENSINO BÁSICO EM PORTUGAL
Resumen
Desenvolver competências cognitivas e emocionais favorece a aprendizagem. Esta investigação, de natureza qualitativa (estudo de caso), traz uma abordagem sobre o desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais em crianças escolares do 1.º CEB numa escola de C. Branco. A amostra subdivide-se em crianças normais (n1=10) e com deficiência mental ligeira (n2=10), com idades entre nove e onze anos, a quem aplicamos os seguintes instrumentos de intervenção: ‘Caixa das emoções’ com sessões de atividades; prova ‘Era uma vez…’, de Teresa Fagulha, um conto selecionado com ficha avaliativa. O estudo, realizado em 2014, demonstrou que as crianças de n2, em geral, expressam emoções do mesmo modo que o fazem as de n1, mas com dificuldades nos sentimentos de medo e de vergonha. Na manifestação das emoções, não há diferenças significativas entre as subamostras, embora as crianças (n2) refiram mais a fantasia, e menos, o realismo, quando comparadas com n1. No aspecto de autorregulação, as crianças de n2 apresentam riso convulsivo e desvio do olhar.
Palavras-chave: Habilidades sociais. Inteligência emocional. Deficiência mental. Educação especial. Ensino básico.
Descargas
Citas
ABE, J. A. & IZART, C. E. ‘A longitudinal study of emotion expression and personality development’. Journal of personality and Social Psychology, 77 (3), p. 566-577, 1999.
BISQUERRA, R. Psicopedagogia de las emociones. Madrid: Síntesis, 2009.
BISQUERRA, R. Como educar las emociones? La inteligencia emocional en la infancia y la adolescencia. Esplugues de Lobregat (Barcelona): Hospital Sant Joan de Déu, 2012.
BONHERT, A.; CRNIC, K. & LIM, K. Emotional competence and aggressive behavior in school-age children. Journal of Abnormal Child Psychology. Vol. 31, p. 79-91, 2003.
BUENO, J. M. ‘Inteligência emocional: um estudo de validade sobre a capacidade de perceber emoções’. Psicologia: reflexão e crítica, 16 (2), p. 279-291, 2003.
CARPENA, A. Educación socioemocional en la etapa primaria. Barcelona: EUMO, 2003.
DAMÁSIO, A. O erro de Descartes. Emoção, razão e cérebro humano. 20. ed. Mem Martins/ Lisboa: Europa-América, 2000.
DAMÁSIO, A. Ao encontro com Espinosa. As emoções sociais e a neurologia do sentir. Mem Martins/ Lisboa: Europa-América, 2003.
DEPONDT, L.; KOG, M. & MOON, J. Uma caixa cheia de emoções – Manual. Lisboa: Estúdio Didáctico – produtos educativos e científicos, 2004.
EXTREMERA, N. y FERNÁNDEZ BERROCAL, P. Adaptación española del test de inteligência emocional de Mayer-Salovey-Caruso – MSCEIT. Madrid: TEA, 2009.
FAGULHA, T. A prova ‘Era uma vez’: uma nova prova projectiva para crianças. Análise Psicológica, 4 (XII), p. 511-528, 1994.
FRANCO, M.G. A gestão das emoções na sala de aula: projecto de modificação das atitudes emocionais de um grupo de docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico (Tese Doutoramento em Educação, especialidade Psicologia da Educação). Funchal: Universidade da Madeira/FCE, 2003.
GARDNER, H. Inteligencias múltiples. La teoría en la práctica. Barcelona: Paidós, 1995.
GOLEMAN, D. Inteligência emocional. Lisboa: Temas e debates, 1997.
IZARD, C. E. The Psychology of emotion. N. York. Plenum Press, 1991.
IZARD, C.E. & ACKERMAN, B.P. ‘Motivational, organizational and regulatory functions of discrete emotions’. In: M. LEWIS & J.M. HAVILAND-JONES (ed.s), Handbook of Emotions. New York: The Guilford Press, 2004, p. 256-264,
-MAIA, A.R. Os antecedentes motivacionais das emoções de vergonha e culpa (Dissertação de Mestrado em Psicologia – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação). Lisboa: Universidade de Lisboa/FPCE, 2009.
MAYER, J.D.; SALOVEY, P. & CARUSO, D. Emotional IQ Test. Needhan MA: Virtual Knowledge, 1997.
MORENO, A. y PALENCIA, L. Sentir y pensar: Programa de Inteligencia Emocional para niños y niñas de 6 a 8 años. Madrid: SM, 2001.
PANKSEPP, J. ‘Emotions as natural kinds within the mammalian brain’. In: M. LEWIS & J.M. HAVILAND-JONES (ed.s), Handbook of Emotions. New York: The Guilford Press, 2004, p. 137-156,
-QUINTAL, G. La comprehension des emotions chez les enfants d’age préscolaire dans le cadre d’une théorie de l’esprit (Published Master’s Thesis). Québec : University of Montreal, 2001.
-SALMURRI, F. Libertad emocional: estrategias para educar las emociones. Barcelona: Paidós, 2004.
-SALOVEY, P. & MAYER, J.D. Emotional development and emotional intelligence. Educational Implications. New York: Basic Books, 1997.
-SERRA, H. Paradigmas da inclusão no contexto mundial. Saber (e) Educar, n.º 10, p. 31-50, 2005.
-SILVA, M. Da exclusão à inclusão: concepções e práticas. Revista Lusófona de Educação (CeiED –Lisboa), n. 13, p.135-153, 2009.
STRONGMAN, K.T. A psicologia da emoção. Lisboa: Climepsi, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
. Se autoriza a los autores a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (p. Ej., Publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
. Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y cita del trabajo publicado (Ver O Efeito do Acesso Livre).