CRENÇAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS COMO OBJETO DO SABER MÉDICO EM NINA RODRIGUES(BAHIA – SÉCULO XIX)

Autores

  • Vanda Fortuna Serafim Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Nina Rodrigues, Medicina, Antropologia.

Resumo

A fim de pensar as relações entre saber médico e saber antropológico, na Bahia, do final do século XIX, o presente artigo busca compreender o pensamento médico de Raimundo Nina Rodrigues, tomando como fonte histórica a obra Os africanos no Brasil (1982). Atenta-se, especificamente, a forma como Nina Rodrigues se apropria do conceito de sobrevivência de E. B. Tylor para tecer uma análise da realidade social e cultural do Brasil, investigando três formas de sua manifestação: as festas populares, as crenças religiosas e o crime. Elementos estes entendidos como esferas problemáticas à civilização brasileira, e categorizados a partir do conceito de “sobrevivência”

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanda Fortuna Serafim, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunta do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Maringá. Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em História Religiosa e das Religiões (UEM/ CNPq). Coordenadora do Núcleo Paraná do Grupo de Trabalho História das Religiões e das Religiosidades da ANPUH.

Downloads

Publicado

2014-12-31

Como Citar

SERAFIM, V. F. CRENÇAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS COMO OBJETO DO SABER MÉDICO EM NINA RODRIGUES(BAHIA – SÉCULO XIX). Saeculum, [S. l.], n. 31, p. 102, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/81. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: História e Saberes Médicos