Ensino de História e dispositivos legais

reflexões sobre impactos na organização didático-pedagógica

Autores/as

  • Carlos Augusto Lima Ferreira Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Celeste Maria Pacheco de Andrade Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2024v29n50.69023

Palabras clave:

Ensino de História, Redemocratização no Brasil, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares Nacionais, Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Resumen

O artigo trata do ensino de História no contexto da redemocratização do Brasil a partir da década de 1980, destacando avanços e desafios e a importância de superar resistências institucionais para promover uma educação mais plural. Considera que a redemocratização incentivou uma abordagem crítica e reflexiva, a interdisciplinaridade e a valorização da diversidade cultural. O objeto de análise são os dispositivos legais Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Parte-se do princípio de que os PCN representaram uma proposta ambiciosa durante a redemocratização, buscando uma abordagem flexível e integrada ao enfatizaram a interdisciplinaridade e a valorização da diversidade. Na sua implementação, muitos foram os desafios devido a resistências estruturais e a falta de políticas educacionais incisivas. As DCN de História, marco significativo no ensino de História, ao proporcionar uma diversidade de visões, reflexão crítica e integração de diferentes linguagens no ensino na perspectiva de formação de cidadãos críticos e conscientes. A BNCC representa um esforço para padronizar o ensino no Brasil, visando a equidade. No entanto, a complexidade do país demanda uma perspectiva sensível à diversidade. Por isso enfrenta críticas por estar centrada na avaliação de resultados e pelo risco de simplificação excessiva da realidade. A conexão entre BNCC, currículo de História e formação de professores apresenta desafios e requer constante reflexão crítica, investimentos na formação de educadores e revisão das políticas educacionais fundamentais para um ensino de História inovador. Em suma, o artigo destaca o ensino de História no contexto da redemocratização, ressaltando avanços, desafios e a importância de políticas educacionais sensíveis à diversidade para promover uma educação inclusiva e crítica no Brasil.

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Biografía del autor/a

Carlos Augusto Lima Ferreira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Carlos Augusto Lima Ferreira é Doutor em Educação pela Universidad Autonoma de Barcelona, professor pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana, coordenador do Programa de Pós-graduação em História, UEFS. caugusto@uefs.br.

Celeste Maria Pacheco de Andrade, Universidade do Estado da Bahia

Celeste Maria Pacheco de Andrade é Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora titular da Universidade do Estado da Bahia, Campus II, coordenadora do Programa de Pós-graduação em História, UNEB. candrade@uneb.br.

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Publicado

2024-10-01

Cómo citar

FERREIRA, C. A. L.; ANDRADE, C. M. P. de. Ensino de História e dispositivos legais: reflexões sobre impactos na organização didático-pedagógica. Saeculum, [S. l.], v. 29, n. 50, p. 118–135, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2024v29n50.69023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/69023. Acesso em: 16 oct. 2024.

Número

Sección

Dossiê - O Ensino de História em perspectiva histórica