O Rural no Ensino de História

Currículo, Antiguidade e Histórias Globais

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DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2024v29n50.69250

Mots-clés :

Currículo, Antiguidade, História Agrária, História Global

Résumé

O propósito deste trabalho é tratar da presença, no Ensino de História, dos temas, sujeitos e processos sociais localizados em espacialidades rurais e definidos por atividades agrárias, demonstrando como e por que a Antiguidade oferece uma posição privilegiada para refletir sobre esta questão. Ao analisar os conceitos de rural e agrário nos documentos que compõem e orientam o Currículo de História, esta apresentação se foca nas suas manifestações associadas aos objetos de conhecimento da Antiguidade e, em menor medida, aos de outras temporalidades. Pretendo abordar o problema da relação entre o rural e o ensino de História a partir de duas questões. A primeira indaga sobre o lugar do rural no currículo de História e, para isso, pretendo observar como os PCNs e a BNCC apresentam este conceito. A segunda questão deriva da hipótese de que o conceito de “rural” ser uma categoria que articula experiências locais e globais de “ruralidade”, o que tem muitas implicações para os objetos de conhecimento ligados à Antiguidade. Na parte final do artigo discutirei em que medida essas questões remetem aos impactos da Nova História Global sobre o estudo de Sociedades da Antiguidade e em que medida isso abre opções para o ensino de História e História Antiga.

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Biographie de l'auteur

Uiran Gebara Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor de História Antiga do Departamento de História e membro da Linha Terra, Trabalho e Poder do Programa de Pós-Graduação em História da UFRPE.

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Publiée

2024-10-01

Comment citer

SILVA, U. G. O Rural no Ensino de História: Currículo, Antiguidade e Histórias Globais. Saeculum, [S. l.], v. 29, n. 50, p. 190–208, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2024v29n50.69250. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/69250. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê - O Ensino de História em perspectiva histórica