O Rural no Ensino de História
Currículo, Antiguidade e Histórias Globais
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2024v29n50.69250Palabras clave:
Currículo, Antiguidade, História Agrária, História GlobalResumen
O propósito deste trabalho é tratar da presença, no Ensino de História, dos temas, sujeitos e processos sociais localizados em espacialidades rurais e definidos por atividades agrárias, demonstrando como e por que a Antiguidade oferece uma posição privilegiada para refletir sobre esta questão. Ao analisar os conceitos de rural e agrário nos documentos que compõem e orientam o Currículo de História, esta apresentação se foca nas suas manifestações associadas aos objetos de conhecimento da Antiguidade e, em menor medida, aos de outras temporalidades. Pretendo abordar o problema da relação entre o rural e o ensino de História a partir de duas questões. A primeira indaga sobre o lugar do rural no currículo de História e, para isso, pretendo observar como os PCNs e a BNCC apresentam este conceito. A segunda questão deriva da hipótese de que o conceito de “rural” ser uma categoria que articula experiências locais e globais de “ruralidade”, o que tem muitas implicações para os objetos de conhecimento ligados à Antiguidade. Na parte final do artigo discutirei em que medida essas questões remetem aos impactos da Nova História Global sobre o estudo de Sociedades da Antiguidade e em que medida isso abre opções para o ensino de História e História Antiga.
Descargas
Citas
ALVIM, Y. C.; VELASCO, D. B. Conhecimento escolar e currículo de História: apostas teóricas em tempos de negacionismos. Em: Andrade, J. A. De; Pereira, N. M. (Eds.). Ensino de História e suas práticas de pesquisa. São Leopoldo: Oikos, 2021. p. 263–278.
ANDERSON, P. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 2000.
ASCIONE, G. Decolonizing the ‘Global’: The Coloniality of Method and the Problem of the Unit of Analysis. Cultural Sociology, 10 (3), 2016, p. 1–18. DOI: https://doi.org/10.1177/1749975516644843
AVELAR, M.; BALL, S. J. Mapping new philanthropy and the heterarchical state: The Mobilization for the National Learning Standards in Brazil. International Journal of Educational Development, v. 64, p. 65–73, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijedudev.2017.09.007
BALLESTRIN, L. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, v. 11, p. 89–117, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-33522013000200004
BEZERRA, H. G. Ensino de História: Conteúdos e Conceitos Básicos. In L. Karnal (Org.), História na Sala de Aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003, p. 37–48.
BITTENCOURT, Circe. M. F. Ensino de história: Fundamentos e métodos. 5. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2008.
BRASIL, S. de E. F. Parâmetros Curriculares Nacionais (1a a 4a Série): História e Geografia . Brasília: MEC/SEF, 1997
BRASIL, S. de E. F. Parâmetros Curriculares Nacionais (5a A 8a séries): História. Brasília: MEC/SEF, 1998
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2019
CARDOSO, C. F. S. Camponês, campesinato: questões acadêmicas, questões políticas. In A. L. Chevitarese (Org.), O Campesinato na História. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002, p. 19–38.
CERRI, L. F.; COSTA, M. P. O banho, a água, a bacia e a criança: história e historiadores na defenestração da primeira versão da Base Nacional Curricular Comum de História para o Ensino Fundamental. Educar em Revista (Curitiba), v. 37, p. 1–21, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.77155
CHAKRABARTY, D. Provincializing Europe: Postcolonial Thought and Historical Difference. Princeton University Press2000.
CHESNEAUX, J. Devemos fazer tabula raza do passado? Sobre a história e historiadores. São Paulo: Ática, 1995.
CIAMPI, H. Os dilemas da formação do professor de História no mundo contemporâneo. História Hoje, 2 (3), 2013, p. 109–130. DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v2i3.74
COSTA, A. L.; OLIVEIRA, M. M. D. De. O Ensino de História como Objeto de Pesquisa no Brasil: no Aniversário de 50 Anos de uma Área de Pesquisa, Notícias do que Virá. Saeculum - Revista de Historia (Joao Pessoa), v. 16, p. 147–160, 2007.
COELHO, A. L. S., e BELCHIOR, Y. K. A BNCC e a História Antiga: Uma possível compreensão do presente pelo passado e do passado pelo presente. Mare Nostrum. Estudos sobre o Mediterrâneo Antigo, 8, 2017, p. 62–78. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v8i8p62-78
CONRAD, S. What Is Global History? Princeton: Princeton University Press, 2016.
CROSSLEY, P. K. O que é história global? Petrópolis: E/ditora Vozes, 2015.
FILLAFER, F. L. A World Connecting? From the Unity of History to Global History. History and Theory, 56 (1), 2017, p. 3–37. DOI: https://doi.org/10.1111/hith.12000
FINLEY, M. I. Ancient Economy. Berkeley: University of California, 1999. DOI: https://doi.org/10.1525/9780520353305
FUNARI, P. P. de A. A Renovação da História Antiga. In L. Karnal (Org.), História na Sala de Aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003, p. 95–107.
FUNARI, P. P. Brasileiros e Romanos: Colonialismo, Identidades e o Papel da Cultura Material. In: CHEVITARESE, A. LEONARDO.; CORNELLI, G.; SILVA, M. A. DE O. (Eds.). Tradição Clássica e o Brasil. Brasília: Archai/Fortium, 2008, p. 179-186.
GREENWOOD, E. Reception Studies: The Cultural Mobility of Classics. Daedalus, 145(2), 2016, p. 41–49. DOI: https://doi.org/10.1162/DAED_a_00374
GOODSON, I. Learning, Curriculum and Life Politics. The selected works of Ivor F. Goodson. London: Routledge, 2005.
HARTOG, Fraçois. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. São Paulo: Autêntica Editora, 2013. DOI: https://doi.org/10.26512/hh.v1i1.10714
HORDEN, P., & PURCELL, N. The Corrupting Sea. A study of Mediterranean History. Oxford: Blackwell, 2000.
LEITE, P. G. Ensino de História, reformas do ensino e percepções da Antiguidade: apontamentos a partir da atual conjuntura brasileira. Mare Nostrum. Estudos sobre o Mediterrâneo Antigo, 8, 2017, p. 13–29. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v8i8p13-29
LEITE, P. G. O Ensino de História Antiga no Brasil: Percepções a Partir das Propostas Da BNCC. Em: Souza Neto, J. M. G. de; Moerbeck, G.; Birro, R. M. (Eds.). Antigas leituras: ensino de História. Recife: EDUPE, 2020. p. 93–114.
LIVERANI, M. Antigo Oriente. História, Sociedade e Economia. São Paulo: EDUSP, 2016.
MAGALHÃES, M. De S. Apontamentos para pensar o ensino de História hoje: reformas curriculares, Ensino Médio e formação do professor. Tempo, v. 11, n. 21, p. 49–64, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-77042006000200005
MARIZ, S. F. Por um currículo afrorreferenciado de história antiga e medieval. Brathair, v. 21, n. 1, p. 15-49, 2021. DOI: https://doi.org/10.18817/brathair.v1i21.2523
MARX, K. Grundrisse. São Paulo: Boitempo, 2011.
MAZOYER, M.; ROUDART, L. História das agriculturas do mundo: do neolítico à crise contemporânea. São Paulo: UNESP, 2010.
MENDES, B. Ensino de História, Historiografia e Currículo de História. Transversos: Revista de História (Rio de Janeiro), v. 18, p. 108–128, 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/transversos.2020.49959
MOERBECK, G. Em defesa do ensino da história antiga nas escolas contemporâneas: base nacional curricular comum, usos do passado e pedagogia decolonial. Brathair, v. 21, n. 1, p. 50-91, 2021. DOI: https://doi.org/10.18817/brathair.v1i21.2525
MORALES, F. A. Por uma didática da História Antiga no Ensino Superior. Mare Nostrum. Estudos sobre o Mediterrâneo Antigo, 8, (2017, p. 79–114. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v8i8p79-114
MORALES, F. A.; Silva, U. G. Da. História Antiga e História Global: afluentes e confluências. Revista Brasileira de História, v. 40, n. 83, p. 125–150, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-93472020v40n83-06
MONTEIRO, A. M.; PIRES, M. De F. B. Desafios e possibilidades de análise de teias discursivas no currículo de História. Em: Andrade, J. A. De; Pereira, N. M. (Eds.). Ensino de História e suas práticas de pesquisa. São Leopoldo: Oikos, 2021. p. 245–262.
ORNELLAS, Janaína Farias de e SILVA, Luana Cristeinsen. O Ensino Fundamental da BNCC: proposta de um currículo na contramão do conhecimento. Revista Espaço do Currículo (João Pessoa), v. 12, n. 2, p. 309–325, 2019. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n2.43516
OSBORNE, R. Classical Landscape with Figures: The Ancient Greek City and Its Countryside. London: George Phillip, 1987.
PEREIRA, M. H. F.; ARAUJO, V. L. de. Reconfigurações do tempo histórico: Presentismo, atualismo e solidão na modernidade digital. Revista UFMG, v. 23, n. 1/2, p. 270–297, 2016. DOI: https://doi.org/10.35699/2316-770X.2016.2770
RALEJO, A. S.; MELLO, R. A.; AMORIM, M. De O. BNCC e Ensino de História: horizontes possíveis. Educar em Revista (Curitiba), v. 37, p. 1–19, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.77056
SALLES, A. M.; CÁCERES, P. R. C. Currículo, Ensino de História e Pós-Colonialidade. Saeculum - Revista de História (Joao Pessoa), v. 28, n. 48, p. 139–148, 2023.
SANTOS, D. O Ensino de História Antiga no Brasil e o Debate da BNCC, Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História, v. 16, n. 28, p. 128-145, 2019. DOI: https://doi.org/10.18817/ot.v16i28.703
SCHIAVONE, A. Uma História Rompida. Roma Antiga e Ocidente Moderno. São Paulo: Edusp, 2005.
SEFFNER, F. Saberes da docência, saberes da disciplina e muitos imprevistos: atravessamentos no território do ensino de História. In V. L. M. Barroso, N. M. Pereira, M. A. Bergamaschi, S. T. Gedoz, & E. S. Padrós (Orgs.), Ensino de história: desafios contemporâneos. Porto Alegre: EST: EXCLAMAÇÃO: ANPUH, 2010, p. 213–229.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SILVA, U. G. da; FRIZZO, F.; LEITE, P. G. Devemos fazer Tábula Rasa dos Passados Distantes? A Antiguidade na Cultura Histórica e nas escolas brasileiras. Revista História Hoje, v. 12, n. 24, 2023, p. 6-27. DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v12i24.1074
SILVA, U. G. da. Uma Antiguidade Fora de Lugar? Mare Nostrum, v. 8, p. 1-12, 2017. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2177-4218.v8i8p1-12
STE. CROIX, G. E. M. de. The class struggle in the Ancient Greek World. Ithaca: Cornell University, 1998.
SUBRAHMANYAM, S. Connected Histories: Notes towards a Reconfiguration of Early Modern Eurasia. Modern Asian Studies, 31(3), 1997, p. 735–762. DOI: https://doi.org/10.1017/S0026749X00017133
TARLAU, R.; MOELLER, K. O Consenso por Filantropia. Como uma fundação privada estabeleceu a BNCC no Brasil. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 2, p. 553–603, 2020. DOI: https://doi.org/10.35786/1645-1384.v20.n2.11
VERNANT, J. P. E VIDAL-NAQUET, P. Trabalho e escravidão na Grecia Antiga. Papirus, 1989.
VLASSOPOULOS, K. Greeks and Barbarians. Cambridge: Cambridge University Press, 2013. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139049368
WEBER, M. The Agrarian Sociology Of Ancient Civilizations. London: Verso Books, 2013.
WICKHAM, C. Framing the Early Middle Ages. Europe and the Mediterranean 400-800. Oxford: Oxford University, 2005. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199264490.001.0001
YOFFEE, N. Mitos do Estado Arcaico: Evolução dos Primeiros Estados, Cidades e Civilizações. São Paulo: Edusp, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Uiran Gebara Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A revista Sæculum permite aos autores a manutenção dos direitos autorais pelo seu trabalho, no entanto eles devem repassar direitos de primeira publicação ao periódico.