Modelagem digital para apoio às Geociências com recursos gráficos dos games – Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo

Autores

  • Arthur Emmanuel de Medeiros Nóbrega
  • Antonio Conceição Paranhos Filho

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v17n01.61866

Palavras-chave:

Cartografia. Ferramentas para games. Realidade virtual.

Resumo

As Geociências têm experimentados avanços consideráveis com as geotecnologias disponíveis. Temas recorrentes como noção de escalas e interpretação de mapas continuam sendo desafios mesmo diante dessas tecnologias. Recursos de computação gráfica de produção de games estão sendo utilizados para constituição de modelos com base mais científica que importem parâmetros ajustados de dados de pesquisas para constituírem arquivos digitais customizados para experimentações em Cartografia. Este artigo visa explorar a interface de um software de modelagem de game, na utilização de suas ferramentas para analisar o potencial para estruturar um modelo guiado. Como resultados, foi construído e qualificado um modelo de maquete digital para o sistema da Carta Internacional do Mundo ao Milionésimo, com formato compatível para apresentação em ambiente de realidade virtual.

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Publicado

2022-01-20

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS