A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E A DESCOBERTA DE SENTIDO NA LOGOTERAPIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v14i2.67882

Palavras-chave:

Estética filosófica, Sentido da vida, Logoterapia

Resumo

As formas de percepções de qualidades estéticas nas experiências estéticas vivenciadas estão relacionadas à dimensão noológica da pessoa humana. O objetivo deste artigo é demonstrar a interface entre a estética filosófica e a logoterapia através de uma reflexão sobre a experiência de descoberta de sentido através da arte. Para relacionar os conhecimentos da abordagem psicológica supracitada com essa área da filosofia foi realizado um estudo de base fenomenológica das obras de Viktor Frankl, bem como um estudo filosófico da obra de Maria E. Reicher. Evidencia-se que uma das vias de encontro de sentido são os valores vivenciais. Esta se relaciona com as experiências estéticas que o sujeito é capaz de perceber e vivenciar ao longo da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FRANKL, Viktor Emil. A vontade de sentido: fundamentos e aplicações da logoterapia. Tradução de Ivo Studart Pereira. São Paulo: Paulos, 2011.

FRANKL, Viktor Emil. Em busca de Sentido: um psicólogo no campo de concentração. Tradução de Walter O. Schlupp, Carlos C. Aveline. 51. ed. São Leopoldo: Sinodal; Petropólis: Vozes, 2020a.

FRANKL, Viktor Emil. Psicoterapia e existencialismo: textos selecionados em logoterapia. Tradução de Ivo Studart Pereira. 1. ed. São Paulo: É realizações, 2020b.

FRANKL, Viktor Emil. Psicoterapia e sentido da vida: fundamentos da logoterapia e análise existencial. Tradução de Alípio Maia de Castro. 7. ed. São Paulo: Quadrante, 2019.

FRANKL, Viktor Emil. Um sentido para a vida: psicoterapia e humanismo. Tradução de Victor Hugo Silveira Lapenta. Aparecida: Ideias & Letras, 2005.

REICHER, Maria Elizabeth. Introdução à estética filosófica. Tradução de Monika Ottermann. São Paulo: Edições Loyola, 2009.

SANTOS, Gilfranco Lucena dos. Edith Stein e o valor estético. In: CARVALHO, Marcelo; CARONE, André Medina; TOURINHO, Carlos; MACEDO, Cecília Cintra Carvalho de; FILHO, Juvenal Savian (Org.). Fenomenologia, religião e psicanálise. São Paulo: [s.n.], 2015, p. 241-253.

SCRUTON, Roger Vernon. Beleza. Tradução de Hugo Langone. São Paulo: É Realizações, 2013.

STEIN, Edith. Beiträge zur philosophischen Begründung der Psychologie und der Geisteswissenchaften/ Eine Untersuchung über den Staat. 2. ed. Tübingen: Max Niemeyer, 1970. Título traduzido: Contribuições para uma fundamentação filosófica da psicologia e das ciências do espírito/ Uma investigação sobre o Estado.

Downloads

Publicado

31-08-2023

Edição

Seção

Dossiê especial – ESTÉTICA E EXISTÊNCIA: FILOSOFIA E ARTE