CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO - CONSED

perfil institucional e alinhamentos com internacionalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.53976

Palavras-chave:

Internacionalização, Currículo, Mercado

Resumo

O objetivo, no trabalho, é identificar o perfil do Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED e relações de aproximação da entidade com racionalidades da internacionalização dos currículos, sobretudo no que tange ao Ensino Médio. Nesse sentido, apresentam-se aspectos da trajetória de atuação e protagonismos do Conselho, sua composição técnica e política e apontam-se elementos de alinhamento institucional com movimentos pela internacionalização. A exploração dos dados primários é feita pelo acesso a textos disponíveis em sites institucionais e documentos que discutem, de alguma forma, tópicos relacionados aos objetivos e projetos da referida entidade. Conclui-se que o CONSED se mostra comprometido com a perspectiva da internacionalização, atuando de braços dados com setores privados. 

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Biografia do Autor

Juares da Silva Thiesen, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas -ICCP - Havana - Cuba. Professor do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE no mesmo Centro.

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Publicado

11-12-2020

Como Citar

THIESEN, J. da S. CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO - CONSED: perfil institucional e alinhamentos com internacionalização . Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 923–934, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.53976. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/53976. Acesso em: 4 nov. 2024.