POLÍTICAS CURRICULARES DE EDUCAÇÃO BÁSICA
recontextualização da BNCC no território de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.56496Palavras-chave:
Currículo, Política Curricular, Currículo do Território Catarinense, BNCCResumo
No texto, apresenta-se a sistematização da fala do autor em mesa de trabalho no IX Colóquio de Currículo e Práticas Curriculares promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Curriculares (GEPPC) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Paraíba em novembro de 2020. O tema da intervenção foi a implantação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC em Santa Catarina - movimento que no estado está sendo denominado Implantação do Currículo Base do Território Catarinense. Os pontos de destaque e que orientam a organização do presente artigo são respectivamente: uma breve análise da política curricular brasileira e catarinense, ambas vistas como alinhadas aos discursos internacionalizantes de uma agenda transnacional reformista; a mobilização do pensamento internacional privatista na produção da BNCC no Brasil, e finalmente aspectos da recontextualização dos textos da BNCC no território catarinense. Afirma-se que Santa Catarina faz eficientemente sua tarefa institucional/normativa, acolhendo a lógica da política curricular nacional, com alguma manifestação de crítica e resistência oriundas especialmente dos espaços da academia e sindical.
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