Publicado o vol 14, nº Especial da REC

19-02-2022

A Revista Espaço do Currículo - REC lançou um número especial em 2021, através da parceria com a Associação Brasileira de Currículo - ABdC. O vol. 14, n° Especial foi intitulado “DESLOCAMENTOS METODOLÓGICOS NAS PESQUISAS EM CURRÍCULO” e organizado pelas Professoras Doutoras Iris Verena Oliveira de Oliveira (UNEB) e Núbia Regina Moreira (UESB). O dossiê pretende estimular conversações sobre os modos de fazer pesquisas no campo do currículo, considerando experimentos, criações e fabulações metodológicas que apontem os usos e limites da categoria currículo, a partir e para além do Ocidente.  O intuito é apresentar tensionamentos, resistências, subjetividades diaspóricas, identidades fraturadas, intersecções e a diferença nas práticas e políticas que se desenrolam no ambiente escolar, na relação de profissionais da educação com os movimentos sociais, instituições públicas regulatórias, bem como nas esquinas e nas frestas da vida. Após a virada qualitativa nas pesquisas em educação observa-se a ampliação do número de pesquisas que investem em métodos e técnicas voltados para acessar o “chão da escola”, seja por observações, entrevistas ou conversas, tais estratégias insistem no espaço formativo como lócus para a coleta de dados, reiterando noções de sujeito, autonomia e realidade, que por vezes se chocam com o referencial teórico mobilizado. Nesse sentido, interessa questionar como a produção de mapas conceituais articulam-se com as encruzilhadas, os híbridos, as conversações e com as autobiografias. Em que medida, as pesquisas sobre currículo, produzidas a partir de outros pontos de vista e epistemes têm possibilitado deslocamentos nos pilares ontológicos, éticos e epistemológicos das metanarrativas modernas.

Acesse o sumário e confira os textos:

https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/61884

Boa leitura!