UMA AULA DE HISTÓRIA NÃO NARCÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.53988

Palavras-chave:

Aula não narcísica, Perspectivismo, Aula Tentacular, Temporalidade, Sentido

Resumo

Trata-se de um ensaio teórico sobre a aula de História. A partir da disposição inicial de hesitar diante das práticas narrativas modernas, eurocêntricas e, notadamente, narcísicas, o artigo propõe tecer um caminho de desvio. O que requer problematizar a universalidade do regime moderno de historicidade, para, desde uma posição perspectivista, em diálogo com Nietzsche, Viveiros de Castro e Deleuze, pensar uma Aula Tentacular, não narcísica. Nessa aula, cujo conceito é pensado e dramatizado no artigo, questiona-se a limitação do sentido à identidade entre matéria e imaginação, ligando o trabalho do sentido ao impensado. Depreende-se que as ações mais importantes para uma aula não narcísica consistem em hesitar e “estar à espreita” em relação aos modos como acionamos espelhos perceptivos e como tornamos o passado narrativa. O objetivo de criar condições para uma aula não narcísica também parte do diálogo com Bergson, supondo ser possível experimentar “um pouco de tempo em estado puro”, insistindo no caráter sempre contingente do tempo bloqueado sob a forma lógica de cenários possíveis. O resultado é uma aula de História por onde escorrem o ilimitado do sentido, a multiplicidade da matéria e a pluralidade das temporalidades de povos, culturas ou modos de vida.

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Biografia do Autor

Nilton Mullet Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da área de Ensino de História.

Gabriel Torelly, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

Doctor en Educación por la Universidad Federal de Rio Grande do Sul. Trabaja como investigador en el área de teoría y metodología de la enseñanza de la Historia y en la línea de investigación sobre las filosofías de la diferencia y la educación.

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Publicado

11-12-2020

Como Citar

PEREIRA, N. M. .; TORELLY, G. UMA AULA DE HISTÓRIA NÃO NARCÍSICA. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 753–767, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.53988. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/53988. Acesso em: 27 dez. 2024.