ENTRE O SEMBA E O FUNK

a poética musical como fonte para se pensar o protagonismo negro no currículo escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.57736

Palavras-chave:

Protagonismo Negro, Educação Antirracista, Currículo

Resumo

Este estudo faz uso do samba-enredo História de ninar gente grande, da Escola de Samba carioca Estação Primeira de Mangueira (2019), e do funk Céu de pipa, composto por MC Marks (2020), como fontes históricas possíveis para pensar o protagonismo negro na história e seu silenciamento no currículo formal escolar. Objetiva perquirir a importância de práticas culturais na constituição dos saberes históricos e em ações educativas que promovam a eficácia social da lei 10.639/2003, cuja exegese se alinha a eliminação de todas as formas de discriminação racial e compromete-se a uma dupla obrigação: eliminar as formas constantes de discriminação e promover a igualdade. Para tanto, faz uso da chave-teórica aberta por Thornton sobre a África e os africanos na formação do mundo atlântico, bem como dos estudos sobre uma educação antirracista e suas correlações com o currículo oficial escolar. Quanto ao aspecto metodológico, privilegia-se uma abordagem qualitativa, predominantemente com aporte procedimental na análise do conteúdo literal e no conceito de cultura histórica, como recursos para uma leitura crítica e holística dos estilos musicais. 

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Biografia do Autor

Diego dos Santos Alves, Instituto Federal de Alagoas, Brasil.

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Alagoas e Professor do Instituto Federal de Alagoas.

Jonatas Xavier de Souza, Instituto Federal da Paraíba, Brasil.

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco e Professor de História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

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Publicado

30-04-2022

Como Citar

ALVES, D. dos S. .; SOUZA, J. X. de . ENTRE O SEMBA E O FUNK: a poética musical como fonte para se pensar o protagonismo negro no currículo escolar. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–12, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i1.57736. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/57736. Acesso em: 18 dez. 2024.