PROJETO COMUNITÁRIO COM JOVENS CAMPONESES

a construção de uma proposta de ensino a partir da realidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.58095

Palavras-chave:

Investigação temática, Paulo Freire, Três momentos pedagógicos, Falas significativas, Educação do Campo

Resumo

Este artigo analisa o processo de planejamento de um projeto comunitário realizado no âmbito dos estágios do curso de licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina. Se trata do projeto comunitário com o título ‘Não quero continuar aqui, porque na Volta Grande não tem nada’. Tal projeto parte de um longo e sucessivo processo de investigação da realidade, propiciada pelo regime de alternância do referido curso.  Ele foi planejado com a participação dos jovens e a partir de inspirações na perspectiva freireana, principalmente das ideias de investigação temática (FREIRE, 2019), falas significativas (SILVA, 2004) e três momentos pedagógicos (DELIZOICOV, ANGOTTI, PERNAMBUCO, 2002), que também estruturam a análise realizada neste trabalho. Dentre os resultados destacamos alguns desafios em colocar em prática processos dialógicos. Desafios como: ouvir os jovens, propiciando a ruptura do silêncio e a participação desses jovens como protagonistas do projeto e da sua realidade; realizar planejamento de interações  dialógicas;  até a consciência de que esse processo é permanente e não se esgota quando o programa está momentaneamente pronto.

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Biografia do Autor

Fernanda Stoeberl, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Educação do Campo e mestranda pela Universidade Federal de Santa Catarina. 

Elizandro Maurício Brick, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor no Curso de Licenciatura em Educação do Campo e no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

09-06-2021

Como Citar

STOEBERL, F. .; MAURÍCIO BRICK, E. PROJETO COMUNITÁRIO COM JOVENS CAMPONESES: a construção de uma proposta de ensino a partir da realidade. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–19, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.58095. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/58095. Acesso em: 24 nov. 2024.