DIVERSIDADE, DIREITOS HUMANOS E CURRICULO ESCOLAR

primeiras aproximações ao objeto de estudo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.58160

Palavras-chave:

Brasil, Diversidade Cultural, Direitos Humanos, Currículo Escolar

Resumo

A mundialização ressignificou o <<local>>. Contudo, os efeitos da globalização econômica materializam-se na forma de desemprego, fome, ampliação das desigualdades sociais. Este contexto traz os desafios dos direitos humanos no Brasil. Deste objeto veio a questão: qual é a importância das políticas e práticas curriculares para o desenvolvimento de uma cultura dos direitos humanos?  O objetivo do artigo foi contrastar a relação da diversidade, dos direitos e o currículo escolar. A metodologia utilizada foi de base bibliográfica. Foram levantados artigos em “motores de busca” da internet (CAPES,  scielo Brasil, google scholar) e na biblioteca do autor. O artigo foi estruturado em três seções. A primeira aborda aspectos da diversidade cultural brasileira. A segunda destaca os direitos humanos articulados com a educação para a igualdade e a dignidade. Por último frisou-se o currículo escolar para vivenciar os direitos humanos na diversidade cultural. Este artefato cultural pode tornar-se o embolo de valores para uma cultura dos direitos humanos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jose Wilson Rodrigues de Melo, Universidade Federal do Tocantins, Brasil.

Doutor em Didactica e Organizacion Escolar Pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Professor da Fundação Universidade Federal Do Tocantins.

Referências

ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 4. ed. 2006.

ANISTIA INTERINACIONAL. Informe 2016/2017. O estado dos direitos humanos no mundo. Disponível em <https://anistia.org.br/wp-content/uploads/2017/02/AIR2017_ONLINE-v.3.pdf>, acesso em 15/04/2020.

BRASIL. Constituição Federativa do Brasil. S.Paulo, Tecnoprint, 1988.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20/12/96. Fixa diretrizes e bases da educação nacional.

Brasília, Congresso Nacional, 1996. (DOU de 21 de dezembro de 1996).

CARVALHO, Rosângela Tenório de. Escola e diferença cultural: o debate da diferença cultural no campo do currículo da educação básica. In. SCOTT, Rosângela Tenório de Carvalho Parry, LEWIS, Liana, QUADROS, Marion Teodósio de. Gênero, diversidade e desigualdades na educação: interpretações e reflexões para formação docente. Editora Universitária UFPE, 2009, p. 41-64. Disponível em:

https://www.ufpe.br/documents/1016303/1020379/gnero+diversidade+e+desigualdade+na+educa_o.pdf/fdda0d28-41f4-4145-bb34-e0013193a9cb , Acesso em 25/11/2020

CANCLINI, Garcia Nestor. (2001). Culturas hibridas. São Paulo: Edusp.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos. Educação & Sociedade, v. 33, n. 120, p. 715-726, jul.-set. 2012. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/04.pdf>, acesso em: 10/03/2020.

CLAUDE, Richard Pierre. Direito à educação e educação para os direitos humanos. Revista Internacional de Direitos Humanos, a, v. 2, 2005.

Disponível em << <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-64452005000100003&lng=en&nrm=iso. http://dx.doi.org/10.1590/S1806-64452005000100003.>>, acesso em 25/04/2020.

CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação básica como direito. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 134, p. 293-303, 2008. Disponível em << http://www.scielo.br/pdf/cp/v38n134/a0238134.pdf>>, acesso em 10/10/2020.

DELORS, J. (Org.). Educação: um tesouro a descobrir. S.Paulo, Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 1999.

FERNANDES, Angela Viana Machado; PALUDETO, Melina Casari. Educação e direitos humanos: desafios para a escola contemporânea. Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 30, n. 81, p. 233-249, 2010. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/28266>. Acesso em 20/11/2020.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1989.

GORCZEVSKI, Clovis. Direitos humanos, educação e cidadania: conhecer, educar, praticar. 1. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2009.

HUME, D. Tratado da natureza humana. Tradução de Débora Danowski. São Paulo: Unesp: Imprensa Oficial, 2001

LEWIS, Biorn Maybury e RANINCHESKI, Sonia. Desafios aos direitos humanos no Brasil Contemporâneo. Brasília: CAPES/VERBENA, 2011.

MELO, José Wilson Rodrigues. Diversidade étnica e desigualdades sociais: violência, educação e direitos humanos. In. MELO, J.W.R., ROCHA, S.M. e FERNANDES, S.R.T. (Orgs.) Caminhos e olhares sobre os direitos humanos. Curitiba : CRV Editora, 2017, p.119 – 128.

O Olhar Sobre o Livro Didático na Perspectiva Docente: uma tentativa de análise do currículo em ação. Educativa, v. 19, n. 1, p. 259-280, 2016. Disponível em << http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5024/2777>>, acesso em 20/10/2020.

CURRÍCULO E DIVERSIDADE CULTURAL EM PALMAS, TO: BRASIL. Revista Espaço do Currículo, v. 6, n. 1, 2013.

Currículo e diversidade cultural: a ressignificação dos centros escolares. In. SANTOS, J. e ZAMBONI, E. Potencialidades investigativas da educação. Goiânia: PUCGO, 2010, p. 147 -174.

Currículo e diversidade cultural: inflexões para a política educacional. Anais do Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares, 4. Diferença nas políticas de currículo. João Pessoa: UFPB, 10 a 13 de novembro de 2009. (CD-ROM).

Currículo e diversidade cultural: inflexões para a formação de professores. Revista innovación Educativa. V. 17, Santiago de Compostela : USC, 2007, p.79 – 92.

MONTEIRO, P. “Diversidade cultural: inclusão, exclusão e sincretismo”. In. DAYRELL, J. Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1996, p.39-61.

ORTIZ, Renato, “Diversidad cultural y cosmopolitismo”, en Jesús Martín Barbero, Fabio López de la Roche y Jaime Eduardo Jaramillo (editores), Cultura y globalización, CES/ Universidad Nacional de Colombia, Bogotá, 1998. Disponível em: << http://nuso.org/media/articles/downloads/2680_1.pdf >>. Acesso em 12/10/2020.

PELLEGRINO, Ana Paula. Por que matamos tantos jovens negros? Revista Carta Capital, seção Sociedade. Disponível em https://www.cartacapital.com.br/sociedade/por-que-matamos-tantos-jovens-negros-no-brasil-2387.html, acesso em 15/09/2020.

PEREIRA da, Maria Zuleide Costa. A centralidade da pluralidade cultural nos debates contemporâneos no campo do currículo. Currículo sem FronteirasIX, n. 2, 2009. p.169-184. Disponível em: https://biblat.unam.mx/hevila/CurriculosemFronteiras/2009/vol9/no2/10.pdf Acesso em 20/10/2020.

PETKOVIC, Cantaluce Mércia Ferreira Paiva. CURRÍCULO E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: FORMAÇÃO CIDADÃ PARA UMA MUDANÇA CULTURAL. Disponível em

http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro3/167%20CURR%C3%8DCULO%.pdf,

Acesso em 18/11/2020

PNUD. Brasil mantém tendência de crescimento do IDH e reduz pobreza multidimensional. Relatório de Desenvolvimento Humano 2015. 2016 a. Disponível em:

<< http://www.pnud.org.br/Noticia.aspx?id=4237>>, acesso 15/03/2018.

PNUD. Human development. Report 2016. Human development for everyone. 2016b. Disponível em << http://www.br.undp.org/content/dam/brazil/docs/RelatoriosDesenvolvimento/undp-br-2016-human-development-report-2017.pdf>>, acesso em 15/11/2019.

POZZOLI, Lafayette. Cultura dos direitos humanos. id/496891, 2003. Disponível em << http://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/877>>, acesso em 15/10/2020.

RIBEIRO, Darcy. Os brasileiros: Livro I – Teoria do Brasil. Petrópolis: Vozes, 1978

RIBEIRO, William; IVENEVICKI, Ana; Honorato, Rafael. A pesquisa em cultura e diferença: debates em contexto de proeminências conservadoras – introduzindo a questão. Espaço do Currículo (online), João Pessoa – PB, v.13, n. Espacial, p.670-677, dez. 2020. Disponível em https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/56633/32176 . Acesso em 28/12/2020.

SACRISTÁN, Gimeno. Curriculum y diversidade cultural. Revista Educación y Sociedad, n.11, Madrid, 1992, p.127 – 153.

SANTOS, Boaventura de Souza. Uma concepção multicultural de direitos humanos. Lua Nova. 1997, n.39, pp.105-124. ISSN 0102-6445. https://doi.org/10.1590/S0102-64451997000100007. Acesso em 30/10/2020.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2004.

SILVA, Aida Maria Monteiro; TAVARES, Celma. Educação em direitos humanos no Brasil: contexto, processo de desenvolvimento, conquistas e limites. Educação, v. 36, n. 1, 2013. Disponivel em << http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/12315/8740>>, acesso em 15/12/2020.

SILVA, José Carlos da, ARAÚJO, Melvina Afra Mendes de, SOUSA, Flávia Alves de. Política da promoção da igualdade racial na escola. (Orgs.). - São Paulo: Unifesp, 2017. Disponivel em: https://visurb-unifesp.com.br/wp-content/uploads/2020/10/Politica_da_Promocao.pdf, Acesso em 20/09/2020.

SMANIOTTO, Melissa Andréa. (Org.). Direitos humanos e diversidade. Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2019. – (Direitos Humanos e Diversidade; v. 1). Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/03/E-book-Direitos-Humanos-e-Diversidades.pdf Acesso 10/09/2020

TONIETO, Carina; FÁVERO, Altair Alberto. A DIVERSIDADE CULTURAL E O CURRÍCULO ESCOLAR. Colóquio Internacional de Educação e Seminário de Estratégias e Ações Multidisciplinares, v. 2, n. 1, p. 421-430, 2014. Disponível << https://editora.unoesc.edu.br/index.php/coloquiointernacional/article/view/5048>>, acesso em 10/08/2020.

UNESCO, Relatório Mundial. Investir na diversidade cultural e no diálogo intercultural. Direito Humano à Educação. 2009. Disponível em:< http://www. dhescbrasil. org. br/index. php., acesso em 20/11/2020.

WEBER, Silke. Desigualdades sociais e escola: alguns aspectos a considerar. In. Rosângela Tenório de Carvalho, Parry; LEWIS, Liana. Gênero, diversidade e desigualdades na educação: interpretações e reflexões para formação docente. Editora Universitária UFPE, 2009, p. 23-40. Disponível em:

https://www.ufpe.br/documents/1016303/1020379/gnero+diversidade+e+desigualdade+na+educa_o.pdf/fdda0d28-41f4-4145-bb34-e0013193a9cb , Acesso em 25/11/2020

Downloads

Publicado

30-04-2022

Como Citar

MELO, J. W. R. de. DIVERSIDADE, DIREITOS HUMANOS E CURRICULO ESCOLAR: primeiras aproximações ao objeto de estudo. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–12, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i1.58160. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/58160. Acesso em: 18 nov. 2024.