‘VENDOOUVINDOSENTINDOFAZENDOPENSANDO’ COM O CINEMA
redes educativas e sentidos enredados nas atmosferas das práticas heterotópicas
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v14i3.59947Palavras-chave:
Redes educativas, Cinemas, Práticas heterotópicas, Imagens e EducaçãoResumo
Temos por finalidade, neste artigo, abordar as interfaces entre criações de imagens, cinema e os efeitos e sensações produzidos nesses encontros. A partir de Alves (2016), entendemos as redes educativas que nos formam e formamos com os outros, como importantes fluxos de ‘conhecimentossiginificações’. Com isso, buscamos compreender como as imagens (criações cotidianas) ‘vistasouvidassentidasfeitaspensadas’ provocam afetos, lembranças e narrativas que nos permitem conversar acerca de diferentes situações existenciais. Escolhemos o cinema, paixão dos autores, para pensarmos juntos com essas criações. De acordo com Deleuze e Guattari (1992), as imagens evocam nossos sentidos e nos permitem tecermos ‘personagens conceituais’ para continuarmos experimentando e resistindo e também como uma das muitas formas de ‘fazersentirpensar’ a educação. Acreditamos que os filmes podem nos envolver em bons encontros, consistindo em dispositivo aguçador de práticas heterotópicas.
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