PEDAGOGIA DO MST E CURRÍCULO
para além dos conhecimentos autorizados
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v14i3.60697Palavras-chave:
MST, CURRÍCULO, PEDAGOGIA DO MOVIMENTOResumo
O presente artigo, de natureza bibliográfica, excerto de Dissertação de Mestrado em desenvolvimento, visa analisar a construção e os princípios que regem o currículo da Pedagogia do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra - MST. Nas análises parciais que obtivemos, podemos perceber que apesar de manter uma relação estreita com o currículo tradicional, a Pedagogia do MST ultrapassa as barreiras burocráticas vinculando-se à realidade política e visando a introdução e o ensino de conteúdos que auxiliam na construção do sujeito Sem Terra e na luta pela transformação social. Com prioridade para os conteúdos formativos socialmente uteis, o currículo da Pedagogia do MST é desenvolvido a partir da realidade próxima dos educandos e educandas e através das experiências práticas em e para além da sala de aula.
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