DESCONSTRUÇÃO DE FUNDAMENTOS EDUCACIONAIS, HIPERPOLITIZAÇÃO E HEGEMONIA

implicações da teoria do discurso nos estudos curriculares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.63669

Palavras-chave:

Teoria de Currículo, Teoria do discurso, Pós-estruturalismo

Resumo

Focaliza-se, neste texto, o debate teórico acerca das implicações da incorporação da teoria pós-estruturalista do discurso de Laclau e Mouffe ao campo dos estudos curriculares. Ao descrever o modo como a teoria do discurso reconfigura a noção de hegemonia e de identidades sociais em bases não essencialistas, o trabalho debruça-se, mais especificamente, sobre os efeitos de hiperpolitização e desconstrução de fundamentos educacionais suscitados pela incorporação da teoria aos estudos no campo do currículo. Ao potencializar a luta política pela significação de quaisquer termos e modos de imaginar, pensar, descrever e tentar definir a educação e as finalidades sociais da escolarização, defende-se que a teoria do discurso amplifica, indefinidamente, a discursividade no campo do currículo.

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Biografia do Autor

Clívio Pimentel Junior, Universidade Federal do Oeste da Bahia, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia e professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia.

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Publicado

15-10-2022

Como Citar

JUNIOR, C. P. DESCONSTRUÇÃO DE FUNDAMENTOS EDUCACIONAIS, HIPERPOLITIZAÇÃO E HEGEMONIA: implicações da teoria do discurso nos estudos curriculares. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 1–14, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i2.63669. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/63669. Acesso em: 18 dez. 2024.