NA PRODUÇÃO DA EXISTÊNCIA À NECESSÁRIA COMPOSIÇÃO ENTRE CURRÍCULOS E TECNOLOGIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64373

Palavras-chave:

Currículos, Tecnologia, Criação

Resumo

O presente artigo problematiza as relações de forças heterogêneas que atravessam o cotidiano escolar, considerando-o como um campo macro e micropolítico. Aposta na produção de uma existência múltipla tecida entre formas, forças e fluxos que modelam e/ou criam os espaços-tempos escolares. Para tanto, busca estabelecer, de modo remoto, no período pandêmico, no ano de 2021, encontros formativos com professores de escolas públicas do município de Serra, Espírito Santo, na tentativa de potencializar currículos e aprendizagens menos compartimentalizados no encontro com os signos artísticos. Assim, em redes de conversações com professores, questiona a educação dogmática baseada na reprodução do pensamento em prol da prática de uma educação inventiva que se desloca a pensar outros possíveis com a arte e com a tecnologia. Discute a relação tecnologia e sociedade, bem como as investidas constantes do capitalismo de se apropriar dos corpos na produção de subjetividades homogêneas. Por fim, afirma uma educação que não se aprisiona diante da sujeição maquínica dos corpos, mas que se tece enquanto resistência e criação.

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Biografia do Autor

Janete Magalhães Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professora da Universidade Federal do Espírito Santo.

Ana Cláudia Santiago Zouain, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e Professora do Município de Vitória.

Jannaina Calixto de Lima, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e Professora do município de Serra. 

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

CARVALHO, J. M.; ZOUAIN, A. C. S.; LIMA, J. C. de . NA PRODUÇÃO DA EXISTÊNCIA À NECESSÁRIA COMPOSIÇÃO ENTRE CURRÍCULOS E TECNOLOGIAS. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–13, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.64373. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/64373. Acesso em: 21 nov. 2024.