CURRÍCULO, TEMPO, AFETO E TECNOLOGIAS

o desejo pela vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i2.70716

Palavras-chave:

currículos, tecnologias, cotidianos e redes de conversações

Resumo

Nesta entrevista, a professora Janete Carvalho, titular da Universidade Federal do Espirito Santo,  reflete sobre o desejo da vida e dos afetos , na relação que a contemporaneidade  estabeleceu entre os sujeitos, a partir do advento das tecnologias, e  desdobramentos dessas modificações   nos currículos pensadospraticados nas escolas brasileiras. Criou a noção de  Comunidade de afetos e afecções e com ela, referendou  que a constituição de redes de conversações e ações possibilitam   criar novas formas de comunidade que potencializam o cotidiano escolar. Aponta que os currículos e os docentes e suas narrativas, são como modos de dizer e se constituem como expressão das singularidades e de modos de fazer que atravessam a dimensão do virtual. E o que importa é o que acontece no meio, nem no início nem no fim, porque não acredita em um fundamento último que guie as práticas dos educadores.  Para Carvalho, os docentes que trabalham nos cotidianos escolares estão no plano de imanência.

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Biografia do Autor

Allan Carvalho Rodrigues, Universidade Estácio de Sá, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professor da Universidade Estácio de Sá.

Soymara Emiliao , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professora na mesma Instituição.

Janete Magalhães Carvalho , Universidade Federal do Espirito Santo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professora da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

30-07-2024

Como Citar

RODRIGUES, A. C.; EMILIAO , S.; CARVALHO , J. M. CURRÍCULO, TEMPO, AFETO E TECNOLOGIAS: o desejo pela vida. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 2, p. e70716 , 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i2.70716. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/70716. Acesso em: 22 dez. 2024.