PROBLEMATIZANDO OS CONCEITOS DE DIVERSIDADE E IDENTIDADE: os documentos da SECADI e as implicações para o currículo

Autores

  • Terezinha Maria Schuchter Centro de Educação da Universidade Federal do espírito santo
  • Janete Magalhães Carvalho Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v9i3.31690

Resumo

Objetiva o artigo analisar o conceito de diversidade e identidade no discurso governamental expresso nos documentos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Aborda, assim, a propalada “Educação para Todos” como um fenômeno que se manifesta a partir das últimas décadas do século XX, mais precisamente a década de 1990, momento em que aumenta a produção de pesquisas, bem como a elaboração de documentos por esta secretaria, e, outros ordenamentos legais. Utiliza como abordagem metodológica, a pesquisa documental-bibliográfica e a análise do discurso, tecendo reflexões acerca dos fundamentos do discurso governamental sobre o conceito de diversidade e identidade, bem como, da potência desta produção teórico-legal no sentido de produzir ou fomentar práticas curriculares de coexistência das diferenças e de um currículo intercultural ou de invisibilizar e negar as diferenças por meio da proposição de um currículo homogeneizador. Pretende, analisar o conceito de diversidade e identidade e suas implicações para o currículo, discutindo assim, as diferentes abordagens, teórico-práticas no trato dos conceitos analisados em suas consequências para o campo do currículo escolar. Palavras chave: Inclusão. Identidade. Diversidade. Diferença. Currículo intercultural. Currículo homogeneizador.

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Biografia do Autor

Terezinha Maria Schuchter, Centro de Educação da Universidade Federal do espírito santo

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFES. Área de atuação: Política Educacional; Gestão Educacional, Educação, diversidade e cidadania. Membro do NUPEC/UFES, integrando o grupo de pesquisa políticas de currículo e formação de professores Participação na pesquisa coordenada pela Professora Drª Janete Magalhães Carvalho: “A discursividade sobre currículo da comunidade acadêmico científica vinculada às associações do campo e veiculada a periódicos nacionais e internacional”. Cursando pós doutorado em educação no Programa de Pós-graduação em Educação da UFES, sob orientação da Professora Drª Janete Magalhães Carvalho.

Janete Magalhães Carvalho, Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo

Professora titular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do espírito Santo

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Publicado

30-12-2016

Como Citar

SCHUCHTER, T. M.; CARVALHO, J. M. PROBLEMATIZANDO OS CONCEITOS DE DIVERSIDADE E IDENTIDADE: os documentos da SECADI e as implicações para o currículo. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 9, n. 3, 2016. DOI: 10.15687/rec.v9i3.31690. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.v9i3.31690. Acesso em: 13 dez. 2024.