REFLEXÕES PÓS-PANDEMIA

continuum curricular e estratégias educacionais no município de Pelotas - RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64642

Palavras-chave:

Continuum curricular, governamentalidade neoliberal, pandemia

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir o cenário educacional pós-pandemia no município de Pelotas, cidade no interior do Rio Grande do Sul. As discussões realizadas embasam-se no pressuposto de que funciona, em nossa sociedade, uma governamentalidade neoliberal que homogeneiza estudantes a partir de um conjunto de habilidades curriculares e, também, a partir de noções meritocráticas que favoreceriam uma cultura da reprovação escolar. Através da Resolução CME/Pel n. 03/2021, definida pela Secretaria Municipal de Educação, é possível pensar na efetivação de um continuum curricular e em outras estratégias educacionais que vão além da reprovação dos estudantes. Tais discussões trazem aprendizados significativos para escolas e docentes, podendo ser transpostos para além do contexto excepcional dos anos de 2020, 2021 e 2022.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Gabriela da Silva Vieira, Universidade Federal de Pelotas, Brasil.

Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e Professora de História na Prefeitura Municipal de Pelotas.

Nilcelio Sacramento de Sousa , Secretário Municipal de Educação no Município de Mairi, Bahia, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense e Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de Mairi/BA.

Suelen Borges Loth Correa, Universidade Federal de Pelotas, Brasil.

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e Professora da Rede Municipal de Pelotas.

Referências

BRASIL. Parecer CNE/CP Nº: 5/2020 de 28 de abril de 2020. Brasília, 2020.

BRASIL. Parecer CNE/CP Nº: 6/2021 de 6 de julho de 2021. Brasília, 2021.

CNN BRASIL. Meio milhão de mortes por Covid carrega marca da desigualdade do Brasil. 19 de junho de 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/meio-milhao-de-mortes-por-covid-carre

ga-marca-da-desigualdade-do-brasil/. Acesso em: 20 de setembro de 2022.

ESTEBAN, Maria Teresa. O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

FOUCAULT, Michel. O Nascimento da Biopolítica: curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, Michel. Em Defesa da Sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2010.

GALLO, Sílvio. O pequeno cidadão: sobre a condução da infância em uma governamentalidade democrática. In: RESENDE, Haroldo. (Org.). Michel Foucault: o governo da infância. Belo Horizonte: Autêntica, 2015, p. 329-343.

GALLO, Sílvio. Políticas da diferença e políticas públicas em educação no Brasil, Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 63, p. 1497-1523, set./dez. 2017b.

HILÁRIO, Rosangela Aparecida; RIBEIRO, Igor Veloso; CAETANO, Marcio. Baile de máscara não é para preto de favela: necropolítica, pandemia, [narco] neopentecostalismo e resistência, Revista de Estudos de Cultura, São Cristóvão (SE), v. 6, n. 17 | Jun. Dez./2020 | p. 47-62

PELOTAS. Decreto nº6249/2020 de 17 de março de 2020. Pelotas, RS, 2020.

PELOTAS. Decreto nº 6.252/2020 de 20 de março de 2020. Pelotas, RS, 2020.

PELOTAS. Decreto nº 6.267/2020 de 22 de abril de 2020. Pelotas, RS, 2020.

PELOTAS. Decreto nº 6.464/2021 de 8 de setembro de 2021. Pelotas, RS, 2021.

PELOTAS. Resolução CME/Pel nº3/2021 de 24 de novembro de 2021. Pelotas, 2021.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS. Aulas nas escolas municipais permanecerão no ensino híbrido. 1 de outubro de 2021a. Disponível em: https://www.pelotas.com.br/noticia/aulas-nas-escolas-municipais

-permanecerao-no-ensino-hibrido. Acesso em: 20 de setembro de 2022.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS. Desafios do ensino híbrido são discutidos em seminário virtual. 6 de julho de 2021b. Disponível em: https://www.pelotas.com.br/noticia/desafios-do-ensino-hibrido-sao

-discutidos-em-seminario-virtual. Acesso em: 20 de setembro de 2022.

RIO GRANDE DO SUL. Decreto nº 56.171 de 29 de outubro de 2021. Porto Alegre, RS, 2021.

UNISINOS. O número de mortos por COVID-19 é quatro vezes maior em países mais pobres. 7 de março de 2022. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/616646-o-numero-de-mortes-por-covid-1

-e-quatro-vezes-maior-nos-paises-pobres. Acesso em: 20 de setembro de 2022.

VIEIRA; Ana Gabriela da Silva; MELGAR JÚNIOR, Eduardo Garralaga; CAETANO, Marcio. “O que me dói é ver as crianças nas caçambas”: criações docentes e desigualdades em tempos de Covid-19. Momentos – Diálogos em educação, v. 30, n. 02, p. 133-153, maio/ago., 2021.

YOUNG, Michael. Teoria do currículo: o que é e por que é importante, Cadernos de Pesquisa v.44 n.151 p.190-202 jan./mar. 2014

Downloads

Publicado

15-12-2022

Como Citar

VIEIRA, A. G. da S. .; SOUSA , N. S. de .; CORREA, S. B. L. . REFLEXÕES PÓS-PANDEMIA: continuum curricular e estratégias educacionais no município de Pelotas - RS. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–11, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.64642. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/64642. Acesso em: 18 nov. 2024.