ENSINO REMOTO NA PANDEMIA, PRÁTICAS CURRICULARES E COTIDIANOS ESCOLARES - DA SALA DE AULA À “SALA DE CASA”

recontextualização, criações e inventividades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64683

Palavras-chave:

Práticas Curriculares, Ensino Remoto, Trabalho docente

Resumo

Neste texto, trazemos alguns apontamentos produzidos no bojo de uma pesquisa bibliográfica, analítica, de cunho exploratório, que está em curso buscando mapear as publicações no período entre 2020 e 2022, que tratam do ensino remoto na pandemia e pós pandemia, com suas implicações nas práticas pedagógicas, no currículo e no trabalho docente. Para tanto, lançamos mão de artigos, periódicos, pesquisas e manchetes disponíveis na internet, com o objetivo de  identificar, aprofundar e explicar, a partir de um levantamento de dados e de suas análises, como a literatura investigada informa a temática em questão.  O aporte teórico que subsidia este estudo está ancorado em Ball (2000), Lopes (2005, 2008), Canclini (2011), Oliveira (2020a; 2020b), Nóvoa (2020), dentre outros.   As análises preliminares indicam que as práticas curriculares no período da pandemia resultaram de uma recontextualização por hibridismo (BALL, 2000), cujos arranjos e ressignificações assumiram diferentes estratégias didático-pedagógicas, com enorme riqueza de configurações derivadas do uso das tecnologias digitais para o ensino remoto. Apesar das dificuldades e desafios enfrentados pelos professores e, também, da precarização do trabalho docente,  a diversidade das práticas curriculares, decorrentes da criatividade individual e coletiva surgidas neste período, criaram alternativas pedagógicas para garantir as aprendizagens de milhões de alunos.

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Biografia do Autor

Tania Granja, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professora da mesma instituição.

Flávia de Oliveira Barreto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

15-12-2022

Como Citar

GRANJA, T.; BARRETO, F. de O. . ENSINO REMOTO NA PANDEMIA, PRÁTICAS CURRICULARES E COTIDIANOS ESCOLARES - DA SALA DE AULA À “SALA DE CASA”: recontextualização, criações e inventividades. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–9, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.64683. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/64683. Acesso em: 18 dez. 2024.