ENSINO REMOTO NA PANDEMIA, PRÁTICAS CURRICULARES E COTIDIANOS ESCOLARES - DA SALA DE AULA À “SALA DE CASA”
recontextualização, criações e inventividades
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64683Palavras-chave:
Práticas Curriculares, Ensino Remoto, Trabalho docenteResumo
Neste texto, trazemos alguns apontamentos produzidos no bojo de uma pesquisa bibliográfica, analítica, de cunho exploratório, que está em curso buscando mapear as publicações no período entre 2020 e 2022, que tratam do ensino remoto na pandemia e pós pandemia, com suas implicações nas práticas pedagógicas, no currículo e no trabalho docente. Para tanto, lançamos mão de artigos, periódicos, pesquisas e manchetes disponíveis na internet, com o objetivo de identificar, aprofundar e explicar, a partir de um levantamento de dados e de suas análises, como a literatura investigada informa a temática em questão. O aporte teórico que subsidia este estudo está ancorado em Ball (2000), Lopes (2005, 2008), Canclini (2011), Oliveira (2020a; 2020b), Nóvoa (2020), dentre outros. As análises preliminares indicam que as práticas curriculares no período da pandemia resultaram de uma recontextualização por hibridismo (BALL, 2000), cujos arranjos e ressignificações assumiram diferentes estratégias didático-pedagógicas, com enorme riqueza de configurações derivadas do uso das tecnologias digitais para o ensino remoto. Apesar das dificuldades e desafios enfrentados pelos professores e, também, da precarização do trabalho docente, a diversidade das práticas curriculares, decorrentes da criatividade individual e coletiva surgidas neste período, criaram alternativas pedagógicas para garantir as aprendizagens de milhões de alunos.
Downloads
Métricas
Referências
BALL, Stephen J. Cidadania Global, consumo e política educacional. In: SILVA, Luiz Heron da (org). A escola cidadã no contexto da globalização. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2000. p.121-137.
CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução Heloisa Pezza Cintrão, Ana Regina Lessa; Tradução da Introdução Genese de Andrade. 4. ed. 5ª. reimpresão. São Paulo: Edusp, 2011. Introdução à Edição de 2001. p. XVIII - XLIII
CARNEIRO, Maria Keila de Araújo; NASCIMENTO, Francisco Cartegiano de Araújo. O currículo e os desafios da escola básica no contexto da pandemia. In: VII Semana Internacional de Pedagogia 2020. Anais [...] Maceió: p. 1-6, 2021. Disponível em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-e7ec05b0dba4ab364b02503b6f0fab1caa3334c7-segundo_arquivo.pdf. Acesso em: 31 ago. 2022.
CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da.; SILVA, Alcineia de Souza; SILVA, Aurênio Pereira da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924. Acesso em: 04 ago. 2022.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação escolar e pandemia. Pedagogia em Ação. Belo Horizonte, v.13, n.1, p. 8 – 16, 2020. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/23749. Acesso em: 13 ago. 2022.
GLOBO - G1. Professora ensina matemática nos azulejos da cozinha e mostra que a Educação é sempre possível. Norte Fluminense. 14 set. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/2020/09/14/professora-do-rj-inova-ao-usar-azulejos-da-cozinha-como-quadro-para-ensinar-matematica.ghtml. Acesso em: 06 set. 2022.
GOODSON, Ivor F. A construção social do currículo. Lisboa: EDUCA, 1997.
GRANJA, Tania de Assis S.; ALBUQUERQUE, Luiza T. de.; FONSECA, Pâmela da C. Práticas Pedagógicas e Trabalho Docente: uma reflexão sobre o ensino remoto. Interletras, Dourados-MS, v.10, n.35, abril/outubro, p.1-19, 2022. Disponível em: https://www.unigran.br/dourados/interletras/conteudo/artigos/21.pdf?v=35. Acesso em: 16 out. 2022.
LIMA, Michelle Castro; AZEVEDO, Sabrina David de; NASCIMENTO, Ana Lúcia Ribeiro do. Currículo e práticas docentes durante a pandemia de 2020. Revista Itinerários Reflections. Goiás, v.16, N.1, p.1-20, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/65753. Acesso em: 13 jun. 2021.
LOPES, Alice C. Política de Currículo: recontextualização e hibridismo. Currículo sem Fronteiras, v.5, n.2, p.50-64, jul/dez, 2005. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol5iss2articles/lopes.pdf. Acesso em: 10 ago. 2022.
LOPES, Alice C. A recontextualização por hibridismo. In: LOPES, Alice C. Políticas de Integração Curricular. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2008. p.27-32.
MATTOS, Sandra Maria Nascimento de; MATTOS, José Roberto Linhares de. de. Práticas docentes inovadoras: caminhando na incerteza momentânea entre o status quo e a ousadia. Revista Teias. Rio de Janeiro, v. 22, n.65, abr.-jun. 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/55752/37819. Acesso em: 12 out. 2022.
NÓVOA, António. A pandemia de Covid-19 e o futuro da Educação. Revista Com Censo. Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v.7, n.3, p.8-12, 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/9. Acesso em: 13 set. 2022.
OLIVEIRA, Dalila Andrade (Coord.). Trabalho Docente em tempos de pandemia. Gestrado/UFMG, Belo Horizonte, 2020a. Relatório Técnico. Disponível em: http://abet-trabalho.org.br/wp-content/uploads/2020/07/cnte_relatorio_da_pesquisa_covid_gestrado_v02.pdf. Acesso em: 26 set. 2022.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Condições de trabalho docente e a defesa da escola pública: fragilidades evidenciadas pela pandemia. Revista USP. São Paulo, SP, n. 127, p. 27-40, 2020b. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/180037/166654. Acesso em: 26 set. 2022.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; JUNIOR, Edmilson Antonio Pereira. Trabalho docente em tempos de pandemia: mais um retrato da desigualdade educacional brasileira. Revista Retratos da Escola. Brasília, DF, v.14, n.30, p.719-735. 2020. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1212/pdf. Acesso em: 03 de ago. 2022.
SACRISTÁN, José G. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução Ernani F. da F. Rosa. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000. p. 13-95.
SILVA, Luciene. Currículo em tempos de pandemia: como continuar a aprendizagem? Revista Pedagogia em ação. Belo Horizonte, v.13, n.1, p. 122-131, 2020. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/23758. Acesso em: 21 set. 2022.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica. 2002.
SOUZA, Adriana da Silva et al. Precarização do Trabalho Docente: reflexões em tempos de pandemia e pós pandemia. Revista Ensino em Perspectivas. Fortaleza, Ceará, v.2, n.2, p.1-23, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4975/4231. Acesso em: 04 set. 2022.
TURA, Maria de Lourdes R. A Recontextualização por Hibridismo na Prática Pedagógica na Disciplina de Ciências. Currículo sem Fronteiras, v.9, n.2, pp.133-148, Jul/Dez 2009. Disponível em: https://biblat.unam.mx/hevila/CurriculosemFronteiras/2009/vol9/no2/8.pdf. Acesso em: 02 out. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.