DA MODERNIDADE DESENCANTADA AOS REENCANTAMENTOS POSSÍVEIS
as criações curriculares cotidianas e seus encantamentos
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.67235Palavras-chave:
Reencantamento do mundo, Cotidianos escolares e criações curriculares, Pesquisa com os cotidianosResumo
Pensar o reencantamento do mundo e a relevância das criações curriculares cotidianas nesse processo exige recorrermos ao fenômeno e ao processo de desencantamento do mundo de modo a poder tecer uma reflexão que aborde diferentes aspectos do debate, inserindo-os no debate curricular. Assim sendo, este artigo recorre ao pensamento weberiano sobre o desencantamento produzido na e pela racionalidade moderna e ao diálogo deste com algumas das formulações de possibilidades do reencantamento. Por meio de extensa pesquisa bibliográfica, percorrem-se as diferentes contribuições para a reflexão sobre este, de Morin e Prigogine com a compreensão do reencantamento pela renovação da ciência, a Krenak e Gudynas, que preconizam uma nova relação com a natureza, e a Maffesoli e sua compreensão da renovação das sociabilidades e recurso às tecnologias como reencantamentos em curso. Importante ressaltar a contribuição de Boaventura de Sousa Santos, tanto pela relação que estabelece entre o reencantamento do mundo e a vida cotidiana – fundamental para pensar as criações curriculares – quanto por sua abordagem mais ampla, que dialoga com todas as já referidas, e com o campo do currículo. Em sua parte final, com base nas diferentes contribuições elencadas, o texto examina brevemente algumas criações curriculares narradas em trabalhos acadêmicos no campo da pesquisa com os cotidianos das escolas, nas quais se podem encontrar contribuições à reflexão sobre o tema, bem como iniciativas relevantes de contribuição possível das escolas e daquilo que nelas se cria para o reencantamento do mundo.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES, Nilda. Práticas pedagógicas em imagens e narrativas: memórias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. São Paulo: Cortez, 2019.
BRUNO, Giordano. Tratado da Magia. Tradução e Notas Rui Tavares. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano 1: artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
COHN, Gabriel (Org.). Weber. São Paulo: Ática: 1986.
EMILIÃO, Soymara Vieira. Vida de Professora: currículos como romance em escolas públicas do estado do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), 2022.
GUDYNAS, Eduardo. Direitos da natureza: ética biocêntrica e políticas ambientais. São Paulo: Elefante, 2019
HABERMAS, Jurgen. Técnica e ciência como ideologia. Lisboa: Edições Setenta, s.d.
HABERMAS, Jurgen. Para a reconstrução do materialismo histórico. São Paulo: Brasiliense, 1981.
HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. A dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1985.
KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Cia das Letras, 2020.
KRENAK, Ailton. Desnaturada. In: KRENAK, . PIÚBA, F. (orgs.) Desnaturada: cultura e natureza. Fortaleza: SeCult Ceará, 2022. Disponível em: https://www.secult.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/43/2023/01/Livro-Desnaturada-2022.pdf. Acesso em: 16/12/20232.
MAFFESOLI, Michel. Elogio da razão sensível. Petrópolis: Vozes, 1998.
MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. 4ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
MAFFESOLI, Michel. Le reenchantement du monde: une éthique pour notre temps. Paris: Perrin, 2009.
MAFFESOLI, Michel. Qui êtes-vous, Michel Maffesoli: entretiens avec Christophe Bourseiller. Paris: Bourin Éditeur, 2010.
MASKE, Jefferson. Currículos favelados: um relato de hibridismo e criação curricular na, da e com a favela. Dissertação (Mestrado em Educação) – Escola de Educação, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2021.
MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.
MOCELLIM, Alan Derazeli. D. O Reencantamento do Mundo: considerações preliminares. Texto apresentado na 35ª Reunião Anual da ANPOCS, agosto 2011. Disponível em: https://www.anpocs.com/index.php/papers-35-encontro/gt-29/gt24-17/1100-o-reencantamento-do-mundo-consideracoes-preliminares/file. Acesso em: 18/06/2023.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
MORIN, Edgar. Amor, poesia e sabedoria. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
NIETZSCHE, Friedrich. O nascimento da tragédia: ou helenismo e pessimismo. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
PIERUCCI, Antônio Flávio. O desencantamento do mundo: todos os passos do conceito em Max Weber. São Paulo: Editora 34, 2003.
PRIGOGINE, Ilya. O fim das certezas: tempo, caos e as leis da natureza. São Paulo: UNESP, 1996.
PRIGOGINE, Ilya; STENGERS, Isabelle. A nova aliança: a metamorfose da ciência. Brasília: UNB, 1997.
SANTOS, Boaventura de Sousa. S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Porto: Afrontamento, 1989.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice. O social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente. Contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2000.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Por uma Sociologia das Ausências e uma Sociologia das Emergências. In: ______. (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente. São Paulo: Cortez 2004. p. 777-823.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Gramática do tempo. São Paulo: Cortez, 2006.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Epistemologias do Sul. Revista Crítica de Ciências Sociais, 80, março 2008: 5-10.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 31-83.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O Fim do Império Cognitivo. Coimbra: Almedina, 2018.
SGARBI, Paulo. Para uma epistemomagia do cotidiano. In SGARBI, P. Avaliação pensadasentida a partir de uma epistemomagia do cotidiano. Rio de Janeiro: Uerj. (Tese de doutorado), 2005.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. Belo Horizonte, Autêntica, 1999.
THIRY-CHERQUES. Hermano Roberto. Max Weber: o processo de racionalização e o desencantamento do trabalho nas organizações contemporâneas. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro: FGV-EBAPE. Rio de Janeiro 43(4): 897-918, jul./ago, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rap/a/rFvYFthDCqtFKqPZVBydTsH/. Acesso em: 18/06/2023.
WEBER, Max. Consideração Intermediária: teoria dos graus e orientações da rejeição religiosa do mundo. In: Sociologia das religiões e consideração intermediária. 1ª ed. Lisboa: Relógio D’água, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Espaço do Currículo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.