DA DENÚNCIA AO ANÚNCIO

movimento de um planejamento Ético-Crítico inspirado na Investigação Temática Freireana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.67283

Palavras-chave:

Educação ético-crítica, Investigação Temática Freireana, Ensino de Ciências, Falas significativas

Resumo

Na perspectiva ético-crítica (DUSSEL, 2012), acredita-se que, ao reconhecerem-se como “vítimas” do sistema vigente, as pessoas podem estabelecer formas de se libertar das injustiças que enfrentam. Essa ideia inspira-se na prática de Freire (2019), defensor de uma educação humanizadora, para a qual criou um processo teórico-metodológico denominado Investigação Temática. Este trabalho se propõe engajado com o processo de humanização da comunidade de Vidal Ramos, um município agrícola do interior de Santa Catarina, a fim de transformar as situações de injustiça ali presentes (ainda que muitas não sejam facilmente reconhecidas pela comunidade), a partir de um planejamento didático inspirado na educação ético-crítica e na Investigação Temática. O planejamento foi realizado em encontros no formato de uma oficina, com o grupo Prosa no qual integra uma pessoa com vínculo na comunidade, o qual realizou análise de falas significativas, identificou as contradições, o tema gerador e o contratema, bem como movimento de estudo crítico da situação com a identificação de conhecimentos demandados. Por fim, também se realizou um movimento de planejamento dialógico-problematizador em diferentes áreas curriculares, abordando as contradições discutidas. A partir do desenvolvimento de tais atividades foi possível perceber a factibilidade da perspectiva etico-crítica em um movimento de práxis curricular que parte da escuta da comunidade, da problematização dos limites desumanizadoras identificados nessa escuta e do movimento de identificação dos conhecimentos demandados pela análise crítica dessas situações. Em contrapartida, ficou evidente a exigência de um coletivo diverso e do envolvimento de membros da comunidade local no processo de Investigação Temática Freireana.

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Biografia do Autor

Eduarda Boing Pinheiro, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Mestra em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina e professora do Estado de Santa Catarina.

Elizandro Maurício Brick, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina e professor da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

31-08-2023

Como Citar

PINHEIRO, E. B. .; BRICK, E. M. DA DENÚNCIA AO ANÚNCIO: movimento de um planejamento Ético-Crítico inspirado na Investigação Temática Freireana. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 1–24, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i2.67283. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/67283. Acesso em: 14 dez. 2024.