O CONHECIMENTO COMO CENTRO DOS ESTUDOS E DAS PRÁTICAS CURRICULARES: UMA REVISÃO TEÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v7i3.19088Resumo
O presente ensaio propõe-se a aprofundar as políticas de constituição do conhecimento escolar com ênfase no currículo uma vez que este possui implicação direta no conhecimento que é transmitido na escola. Objetiva-se estabelecer um diálogo acerca do conhecimento como centro dos estudos e das práticas curriculares, problematizando os modos pelos quais se intensificam, atualmente, as estratégias econômicas de regulação deste conhecimento escolar. A mobilização desta temática se organiza em três enfoques principais, a saber: currículo, conhecimento e escola. Nessa direção, o conhecimento como centro dos estudos e das práticas curriculares tem se apresentado como um espaço de interesses trazendo desafios preponderantes para o currículo que, por sua vez, se materializa nas instituições escolares. As estratégias econômicas de regulação do conhecimento escolar encontram no currículo um espaço propício de expansão o que aponta para uma transposição tensa de uma perspectiva educacional emancipatória para uma perspectiva que visa a mercantilização da educação de forma geral. Enfim, pretende-se neste ensaio, ressaltar que a função da escola consiste em ensinar conhecimentos que oportunizem, aos educandos, o melhor entendimento do mundo em que estão inseridos.Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.