O TECNICISMO NA TEORIA CURRICULAR

percepções de um grupo focal de um curso de pedagogiao focal de um curso de Pedagogia

Autores

  • Márden de Pádua Ribeiro PUC MG
  • Teodoro Adriano Costa Zanardi PUCMG

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo compreender o entendimento e percepção a respeito do que vem a ser o Currículo, enquanto tema educacional, por parte dos discentes de uma instituição privada de ensino superior, especificamente, do curso de Pedagogia, situado em Belo Horizonte, Minas Gerais. A metodologia utilizada na pesquisa foi amparada pela técnica do grupo focal, de caráter exploratório, amparando-se em Gatti (2005) e Dias (2000). A discussão em grupo acerca do objeto da pesquisa gerou em torno dos seguintes aspectos: “Como vocês compreendem o Currículo? Qual a importância do Currículo para sua formação docente? Qual a relação do Currículo com a prática em sala de aula, no que diz respeito à seleção de conhecimentos/conteúdos escolares?” Entendemos que a discussão em torno do Currículo tem muito a acrescentar na formação de professores críticos, dialógicos e comprometidos com a transformação social, de modo que é crucial, portanto, compreendermos como os discentes de um curso de Pedagogia absorvem a teoria curricular ao longo de suas trajetórias acadêmicas, ajudando a construir suas concepções educacionais. A pesquisa utilizou-se principalmente dos seguintes referenciais: Apple (1989), Giroux (1997), Freire (1992, 2013), Silva (2009), Moreira (1997), Santos (2009). Percebeu-se que predomina nos discentes um viés tecnicista da teoria curricular, uma concepção pretensamente neutra a respeito da seleção dos conhecimentos escolares e uma confusão conceitual entre o campo do Currículo e da Didática. Ao final, pretendeu-se realizar novos apontamentos para futuros estudos e explicitar a importância da concepção curricular crítica, na formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márden de Pádua Ribeiro, PUC MG

MESTRANDO EM EDUCAÇÃO - PUC MG

Teodoro Adriano Costa Zanardi, PUCMG

Professor do programa de Mestrado em Educação da PUCMG. Linha de pesquisa: currículo.

Downloads

Publicado

13-05-2016

Como Citar

RIBEIRO, M. de P.; ZANARDI, T. A. C. O TECNICISMO NA TEORIA CURRICULAR: percepções de um grupo focal de um curso de pedagogiao focal de um curso de Pedagogia. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 9, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.2016.v9i1.121133. Acesso em: 7 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua