O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL

da formação específica para a formação generalista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i2.35393

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia. Diretrizes Curriculares. Formação de Professores.

Resumo

O presente artigo discute as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia a partir dos resultados de uma pesquisa que analisou o currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG após a implementação das diretrizes. O estudo situou-se no campo da investigação qualitativa e teve como caminhos metodológicos a investigação bibliográfica, a análise documental e a aplicação de questionários com os estudantes do quarto ano. Com isso, procurou-se compreender as principais mudanças na organização curricular do curso de Pedagogia da FURG, bem como as percepções dos estudantes acerca da nova organização curricular e seus efeitos para a formação do pedagogo. Após análise dos dados, foi possível perceber que o curso de Pedagogia assumiu um caráter generalista, não conseguindo aprofundar conhecimentos principalmente no campo da pesquisa, da gestão e da educação especial, pois a formação para a docência na Educação Infantil e nos anos iniciais se sobressai no currículo. Entendeu-se que as diretrizes atendem demandas de políticas internacionais e que buscam a formação de profissionais polivalentes e flexíveis, voltado aos interesses do modo de produção de bens e serviços, produzindo uma maior “empregabilidade”.

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Biografia do Autor

Suzane da Rocha Vieira Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande, Brasil.

 Doutora em Educação Ambiental. Professora Adjunta do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da FURG. 

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Publicado

31-08-2017

Como Citar

GONÇALVES, S. da R. V. O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL : da formação específica para a formação generalista. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 244–258, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i2.35393. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.v10i2.35393. Acesso em: 20 abr. 2024.