CENÁRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO TOCANTINS

Autores

  • Cassia Silva Nunes Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v9i2.25175

Resumo

Em pleno século XXI, convive-se com profundas mudanças nas áreas da ciência, da economia, da política e do social. Época de transitoriedade entre dois paradigmas, o moderno e o pós-moderno para alguns, e emergente para outros, na busca de novos sentidos e novas práticas para a vida na sua totalidade. No campo, o passado é cada vez mais presente nas condições ofertadas para as escolas rurais o que revela o quanto crianças, jovens e adultos veem sua condição de sujeito violada e negada, com políticas públicas, como a educacional, sempre orientadas na contramão dos anseios da população. É dentro deste enfoque que este artigo Cenário da Educação do Campo no Estado do Tocantins, tem como objetivo de traçar o perfil da educação do campo nesta região para que se possa ter parâmetro de discussão e orientação para promoção das políticas públicas. Para tanto, o presente trabalho realizou uma pesquisa qualitativa e quantitativa, com base nos levantamentos realizados pelo IBGE, Secretaria da Educação do Estado do Tocantins e Secretaria Municipal de Educação, INEP, Pesquisa de Campo. O resultado provisório aponta que ainda persiste a fragilidade no atendimento a educação do campo, embora muito já se tenha alcançado nesta área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cassia Silva Nunes, Universidade Federal do Tocantins

Professora do Colegiado de Ciências Sociais - UFT

Downloads

Publicado

17-09-2016

Como Citar

NUNES, C. S. CENÁRIO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO ESTADO DO TOCANTINS. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 9, n. 2, 2016. DOI: 10.15687/rec.v9i2.25175. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.v9i2.25175. Acesso em: 18 nov. 2024.