O ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.40173

Palavras-chave:

Educação Infantil, Desenvolvimento Humano, Pedagogia Histórico-crítica

Resumo

O presente artigo é resultado de estudos e pesquisas desenvolvidos no curso de especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica do Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense-CTESOP. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico com o objetivo demonstrar que o ensino organizado e planejado na educação infantil apresenta grande possibilidade de viabilizar o pleno desenvolvimento da criança por meio da apropriação das qualidades humanas produzidas historicamente. Pautado na Pedagogia Histórico-Crítica e na psicologia histórico-cultural, primeiramente, contextualizamos a infância e o ensino, apontando alguns aspectos históricos e a concepção do desenvolvimento da criança na perspectiva da psicologia histórico-cultural. Depois, analisamos o ensino na educação infantil pautado na pedagógica histórico-crítica com o intuito de verificar a importância dessa teoria na realização do trabalho pedagógico com vistas ao desenvolvimento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Helloysa Bragueto Moreira, Rede Estadual de Educação do Paraná, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Professora Pedagoga da Rede Estadual de Ensino do Paraná.

Paulino José Orso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil.

Doutor em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Docente dos Cursos de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Referências

ARCE, Alessandra. É possível falar em pedagogia histórico crítica para pensarmos a educação infantil? Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 5-12, dez. 2013. Disponível em: <http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9695/708> Acesso em: 22 fev. 2015.

ARIÉS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Trad. Dora Flaksman. Rio de Janeiro: Guanabara. 2ª ed., 1981.

DUARTE, Newton. Vigotski e a pedagogia histórico-crítica: a questão do desenvolvimento psíquico. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, v. 24, n. 1, p. 19-29, jan./abr. 2013. Disponível em: <http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/2150/duarte> Acesso em: 22 fev. 2015.

IZA, Dijnane Fernanda Vedovatto. MELLO, Maria Aparecida. Quietas e caladas: as atividades infantis de movimento com as crianças na Educação Infantil. Educ. ver. Vol. 25 no.2 Belo Horizonte Aug. 2009.

KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica – Porto Alegre: Mediação, 1998.

MALANCHEN, Julia. MATOS, Neide da S. D.; PAGNOCELLI, Claudia. A pedagogia histórico-crítica na trajetória histórica e nos fundamentos teóricos do currículo para a rede pública municipal de ensino de Cascavel/PR. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.46, p. 190-204, jun.2012 - ISSN: 1676-2584. Disponível em: <https://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/histedbr/article/viewFile/3774/3190> Acesso em: 22 fev. 2015.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e ensino fundamental – Campinas, SP: Autores Associados, 2011. – (Coleção Educação contemporânea).

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. A prática pedagógica na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. In: Pedagogia histórico-crítica: 30 anos / Ana Carolina Galvão Marsiglia (org.). -Campinas, SP: Autores Associados, 2011. -- (Coleção memória da educação) vários autores.

MELLO, Suely Amaral. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Perspectiva, Florianópolis, v. 25, n. 1, 83-104, jan./jun. 2007.

PASQUALINI, Juliana Campregher. O papel do professor e do ensino na educação infantil: a perspectiva de Vvigotski, Leontiev e Elkonin. In: MARTINS, Lígia Márcia; DUARTE, Newton, orgs. Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/ysnm8/pdf/martins-9788579831034-10.pdf> Acesso em: 15 mar. 2015.

PASQUALINI, Juliana Campregher. A educação escolar na criança pequena na perspectiva histórico-cultural e histórico-crítica. In: Pedagogia histórico-crítica: 30 anos / Ana Carolina Galvão Marsiglia (org.). - Campinas, SP: Autores Associados, 2011. - (Coleção memória da educação) Vários autores.

SARAT, Magda. Formação profissional e Educação Infantil: Uma história de contrastes. Revista Guairacá, 17:135-158, 2001.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações – 8.Ed. revista e ampliada – Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

Downloads

Publicado

31-08-2018

Como Citar

MOREIRA, H. B.; ORSO, P. J. O ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 180–187, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.40173. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v2n11.40173. Acesso em: 18 nov. 2024.