O ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.40173Palavras-chave:
Educação Infantil, Desenvolvimento Humano, Pedagogia Histórico-críticaResumo
O presente artigo é resultado de estudos e pesquisas desenvolvidos no curso de especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica do Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense-CTESOP. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico com o objetivo demonstrar que o ensino organizado e planejado na educação infantil apresenta grande possibilidade de viabilizar o pleno desenvolvimento da criança por meio da apropriação das qualidades humanas produzidas historicamente. Pautado na Pedagogia Histórico-Crítica e na psicologia histórico-cultural, primeiramente, contextualizamos a infância e o ensino, apontando alguns aspectos históricos e a concepção do desenvolvimento da criança na perspectiva da psicologia histórico-cultural. Depois, analisamos o ensino na educação infantil pautado na pedagógica histórico-crítica com o intuito de verificar a importância dessa teoria na realização do trabalho pedagógico com vistas ao desenvolvimento humano.
Downloads
Métricas
Referências
ARCE, Alessandra. É possível falar em pedagogia histórico crítica para pensarmos a educação infantil? Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 5-12, dez. 2013. Disponível em: <http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9695/708> Acesso em: 22 fev. 2015.
ARIÉS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Trad. Dora Flaksman. Rio de Janeiro: Guanabara. 2ª ed., 1981.
DUARTE, Newton. Vigotski e a pedagogia histórico-crítica: a questão do desenvolvimento psíquico. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, v. 24, n. 1, p. 19-29, jan./abr. 2013. Disponível em: <http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/2150/duarte> Acesso em: 22 fev. 2015.
IZA, Dijnane Fernanda Vedovatto. MELLO, Maria Aparecida. Quietas e caladas: as atividades infantis de movimento com as crianças na Educação Infantil. Educ. ver. Vol. 25 no.2 Belo Horizonte Aug. 2009.
KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica – Porto Alegre: Mediação, 1998.
MALANCHEN, Julia. MATOS, Neide da S. D.; PAGNOCELLI, Claudia. A pedagogia histórico-crítica na trajetória histórica e nos fundamentos teóricos do currículo para a rede pública municipal de ensino de Cascavel/PR. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.46, p. 190-204, jun.2012 - ISSN: 1676-2584. Disponível em: <https://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/histedbr/article/viewFile/3774/3190> Acesso em: 22 fev. 2015.
MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e ensino fundamental – Campinas, SP: Autores Associados, 2011. – (Coleção Educação contemporânea).
MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. A prática pedagógica na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. In: Pedagogia histórico-crítica: 30 anos / Ana Carolina Galvão Marsiglia (org.). -Campinas, SP: Autores Associados, 2011. -- (Coleção memória da educação) vários autores.
MELLO, Suely Amaral. Infância e humanização: algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Perspectiva, Florianópolis, v. 25, n. 1, 83-104, jan./jun. 2007.
PASQUALINI, Juliana Campregher. O papel do professor e do ensino na educação infantil: a perspectiva de Vvigotski, Leontiev e Elkonin. In: MARTINS, Lígia Márcia; DUARTE, Newton, orgs. Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/ysnm8/pdf/martins-9788579831034-10.pdf> Acesso em: 15 mar. 2015.
PASQUALINI, Juliana Campregher. A educação escolar na criança pequena na perspectiva histórico-cultural e histórico-crítica. In: Pedagogia histórico-crítica: 30 anos / Ana Carolina Galvão Marsiglia (org.). - Campinas, SP: Autores Associados, 2011. - (Coleção memória da educação) Vários autores.
SARAT, Magda. Formação profissional e Educação Infantil: Uma história de contrastes. Revista Guairacá, 17:135-158, 2001.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações – 8.Ed. revista e ampliada – Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.