O CURRÍCULO NO CENTRO DA LUTA

contribuições de Michael Apple para a compreensão da realidade escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.39814

Palavras-chave:

Currículo, Conhecimento Escolar, Ideologia, Reprodução, Resistência

Resumo

O texto tem como tema central o estudo dos pressupostos teóricos de Michael Apple sobre o currículo como um campo de luta, apresentando-os a partir de uma reflexão sobre a possibilidade de uma compreensão mais ampla da realidade escolar a partir dos conceitos desenvolvidos pelo sociólogo no campo dos estudos curriculares. A visão crítica de Michael Apple sobre a escola e o currículo como espaços de luta e contestação, ainda são, em tempos “pós-modernos”, importantes para uma análise em profundidade da escola que temos hoje.

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Biografia do Autor

Marlice de Oliveira e Nogueira, Universidade Federal de Ouro Preto, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Professora adjunto da Universidade Federal de Ouro Preto.

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Publicado

02-03-2019

Como Citar

NOGUEIRA, M. de O. e. O CURRÍCULO NO CENTRO DA LUTA: contribuições de Michael Apple para a compreensão da realidade escolar. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 119–130, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.39814. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n1.39814. Acesso em: 29 mar. 2024.