PRÁTICA COTIDIANA DE ENSINO DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA

experiência de professora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n2.42061

Palavras-chave:

Prática cotidiana escolar., Ensino da cultura afro brasileira., Experiência.

Resumo

Essa pesquisa tem por escopo analisar a prática cotidiana de ensino da cultura afro brasileira de uma professora de História do ensino fundamental no Colégio Anísio Teixeira em Salvador-Bahia. Esta investigação está no âmbito das discussões nacionais sobre as diretrizes para implementação da Lei de nº 10.639/03 que altera a Lei Nacional de Diretrizes e Bases para Educação Nacional de nº 9334/96. Trata-se de uma pesquisa qualitativa apoiada nos conceitos de experiência e motivos em Schutz (2012), para pensar a prática cotidiana de ensino, na sua dimensão subjetiva. Seguindo está perspectiva, buscamos identificar sentidos atribuídos pela professora no que tange às práticas de ensino de cultura afro-brasileira, nos anos iniciais do ensino fundamental, com base em suas experiências. Os resultados apontam que as trajetórias pessoais, como a participação em grupos de militância negra e religiosa afro brasileira, são, também, elementos influenciadores da prática de ensino da professora.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nilma Margarida de Castro Crusoé, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Cecilia Conceição Moreira Soares, Universidade do Estado da Bahia, Brasil.

Doutora em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco e Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia.

Referências

APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História da África e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2003 a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br

________. Lei nº 11.645/08. Diário Oficial da União. Poder Executivo, Brasília, DF,11 mar.2008.Seção 1,p.1.

BAUMAM, Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi/Zygmunt Bauman; tradução, Carlos Alberto Medeiros. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005

GOMES, Nilma Lino. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In Educação anti-racista: caminhos abertos pela lei federal nº10639/03. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 10ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

MADHUBUTI, H.;MADHUBUTI, S. Educação Afrocentrada : Seu valor, importância e necessidade no desenvolvimento de crianças negras. Roberta Maria Federico (trad.). Jounal of Education, Boston University,v.172, n.2,1990.

PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla. O que e como ensinar: por uma História prazerosa e consequente. In KARNAL, Leandro(org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5ªed. São PauloContexto,2009.

SILVA, Ana Célia. A discriminação do negro no livro didático. Salvador:EDUFBA,2004.

SCHUTZ, Alfred. Sobre fenomenologia e relações sociais. Rio de Janeiro: Vozes editora, 2012.

SOUSA, A. Cultura Escolar: a reprodução social da condição étnico-racial. In XVIII Encontro de Pesquisa em Educação do Norte/Nordeste,2007, Maceió - Alagoas. Anais do EPENN.Maceió:UFAL,2007.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença : uma introdução teórica e conceitual. In SILVA, Tomaz Tadeu da(Org.) Identidade e Diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais.7 ed. Petrópolis, Rio de Jneiro:Vozes,2007.

Downloads

Publicado

26-05-2019

Como Citar

CRUSOÉ, N. M. de C.; SOARES, C. C. M. PRÁTICA COTIDIANA DE ENSINO DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA: experiência de professora. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 268–276, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n2.42061. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n2.42061. Acesso em: 18 nov. 2024.