A ETNOMATEMÁTICA E O CURRÍCULO

a aprendizagem no contexto de um jogo matemático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.43974

Palavras-chave:

Jogos, Etnomatemática, Currículo

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre as potencialidades dos jogos para a efetivação de práticas educativas pautadas na Etnomatemática. Para tanto, partimos de nossas experiências acumuladas em sala de aula e dos pressupostos educativos defendidos por esse campo de pesquisa, discorremos sobre a importância curricular dos jogos, à luz dessa perspectiva, e identificamos potencialidades nesses recursos compatíveis com a proposta pedagógica d’ambrosiana. Por fim, mostramos que o jogo favorece o aflorar de distintas formas do saber/fazer matemático, possibilita a manifestação de signos representativos de sociedades e contextos específicos e a construção do conhecimento escolar a partir do cotidiano dos alunos e a utilização de saberes distintos dos historicamente hegemônicos nas escolas. Portanto, são recursos potencialmente capazes de favorecer a implementação de práticas educativas etnomatemáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Filomena Maria Cordeiro Moita, Universidade Estadual da Paraíba, Brasil.

Professora da Universidade Estadual da Paraíba e do Programas de Pós-graduação Ensino de Ciências e Matemática e Formação de Professores.

Leandro Mario Lucas, Universidade Estadual da Paraíba, Paraíba.

Professor da Educação Básica da Rede Estadual de Ensinon da Paraíba, Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2018).

Referências

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em:<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc>. Acesso em: 14 set. 2018.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio/ Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, 2006.

BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais (2000). Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Matemática e suas tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação, 2000.

BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Da reflexão à ação: reflexões sobre educação e matemática. 2. ed. Campinas- SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1986.

_______. Educação Matemática: da teoria à prática. 17. ed. Campinas- SP: Papirus, 2009.

_______. Etnomatemática - elo entre as tradições e a modernidade. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

_______. Etnomatemática: a arte ou técnica de explicar e conhecer. 5. ed. São Paulo: Editora Ática, 1998.

LUCAS, Leandro Mário. O 'Jogo da Onça': Uma interlocução entre o cotidiano e o ensino de adição e subtração de números decimais. 2018. 195f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.

MALTA, Shirley Cristina Lacerda. Uma abordagem sobre currículo e teorias afins visando à compreensão e à mudança. Espaço do currículo, v. 6, n. 2, p. 340-354, 2013.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

Downloads

Publicado

29-03-2020

Como Citar

CORDEIRO MOITA, F. . M.; LUCAS, L. M. A ETNOMATEMÁTICA E O CURRÍCULO: a aprendizagem no contexto de um jogo matemático. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 153–163, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.43974. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/43974. Acesso em: 26 dez. 2024.