SENTIDOS DE PROFESSOR NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A ALFABETIZAÇÃO

o contexto discursivo de sua emergência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.50695

Palavras-chave:

Perfil docente, Currículo, Formação docente

Resumo

Nesse artigo reflito sobre as contribuições dos aportes teóricos pós-fundacionais nas pesquisas sobre o professor e sua formação, compartilhando, assim, outras possibilidades epistemológicas de investigação desses objetos. Trago resultados parciais de uma investigação, orientada pela Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe e por suas apropriações no campo do currículo por Lopes & Macedo e Oliveira, dos sentidos de professor alfabetizador sedimentados no Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Dessa forma, problematizo as perspectivas fundacionais que vêm orientando as políticas de formação de professores. Apropriando-se das produções do campo da Alfabetização e da Formação de Professores, essas políticas definem conhecimentos, habilidades e atitudes consideradas necessárias à constituição do perfil docente suposto como ideal para superar o desafio de alfabetizar a totalidade da população escolar, oferecendo um modelo de formação que irá constituir, de forma inequívoca, o perfil docente desejado. Tenciono, assim, desestabilizar sentidos hegemônicos no campo da formação de professores: a busca por uma racionalidade para possibilitar a constituição do perfil docente projetado nessas políticas, significado como expressão transparente de uma essência de professor para atender à totalidade das demandas da alfabetização, colocando a formação de professores como espaço de controle da docência.

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Biografia do Autor

Marize Peixoto da Silva Figueiredo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e líder do grupo de pesquisa Currículo, Conhecimento & Cultura, da UERJ/FEBF. Pesquisadora dos grupos de pesquisa da UERJ/EDU: Políticas de Currículo e Cultura, bem como Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos. 

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Publicado

14-04-2020

Como Citar

PEIXOTO DA SILVA FIGUEIREDO, . M. . SENTIDOS DE PROFESSOR NAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A ALFABETIZAÇÃO: o contexto discursivo de sua emergência. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 98–109, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.50695. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/50695. Acesso em: 26 dez. 2024.