O CURRÍCULO ALINHADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.53996

Palavras-chave:

Cotidiano Escolar, Burocracia, Currículos, BNCC

Resumo

Há mais de um século a burocracia se destina a organizar a vida moderna, urbana, industrial. Justificada pela eficiência, primazia da ordem e liquidez, a burocracia adentra quase todos os recônditos da vida humana, interferindo e alterando a vida cotidiana e, no que diz respeito a este artigo, o cotidiano escolar. Através de diferentes entradas, a burocracia se imiscui e instala-se na escola, acionando o controle e a regulação. O objetivo deste artigo é participar da discussão acerca da burocracia direcionada aos currículos escolares. A cartografia foi empregada enquanto orientação metodológica no movimento criativo de produção do material de estudo, o qual atravessou criticamente o consumo dos códigos alfanuméricos presentes na Base Nacional Comum Curricular para encontra-los no material didático, na formação continuada e nas conversações entre as professoras. O estudo aponta que os códigos alfanuméricos, entendidos enquanto sistema de símbolos, têm por destino a obsolescência, uma vez que não são provenientes dos currículos praticados nas escolas, e porque desprovidos de sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mitsi Pinheiro de Lacerda, Universidade Federal Fluminense, Brasil.

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo e Professora Associada do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense.

 

 

Referências

AZEVEDO, Ricardo. Aquilo. São Paulo: Cia. Melhoramentos, 1985.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso em: 08 de julho de 2020.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GÓGOL, Nikolai. O capote e outras histórias. São Paulo: Editora 34, 2015.

GALLO, Sílvio. Deleuze e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

LEFEBVRE, Henri. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática, 1991.

LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. Trad. Pereira, D. B. e Martins, S. (do original La production de l’espace). Paris: Éditions Anthropos, 2000. Disponível em https://grupogpect.info/2014/06/02/livro-a-producao-do-espaco-de-henri-Lefebvre/. Acesso em 15/09/2019.

MON oncle. Direção de Jacques Tati. França,1956. 1 DVD (117 min.).

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.

OLIVEIRA, Thiago Ranniery Moreira de; PARAÍSO, Marlucy Alves. Mapas, dança, desenhos: a cartografia com método de pesquisa em educação. Pro-Posições, v. 23, n. 3 (69), Set./Dez. 2012, p. 159-178.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade. Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

Downloads

Publicado

09-11-2020

Como Citar

PINHEIRO DE LACERDA, M. O CURRÍCULO ALINHADO. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 544–556, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.53996. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/53996. Acesso em: 22 nov. 2024.