EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIA
perspectivas metodológicas para a de(s)colonização de saberes
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.62855Palavras-chave:
Educação universitária, Pesquisa, MetodologiaResumo
A partir de uma densa revisão bibliográfica, a proposta desse artigo é compreender como a etnopesquisa crítica multirreferencial, através dos seus itinerários metodológicos, pode transgredir a lógica colonialista da ciência moderna, no sentido de promover uma produção de conhecimento que sinalize para a de(s)colonização de saberes. Seus resultados avaliam que a etnopesquisa, ao implicar-se com o reconhecimento da diferença em uma perspectiva relacional que horizontaliza os saberes sem qualquer pretensão de torna-los medidas universais, desenha um rigor metodológico que se opõe ao epistemicídio e transgride os cânones científicos modernos, tornando-a uma proposta de(s)colonial.
Downloads
Métricas
Referências
CARNEIRO, A. S. A Construção do outro como não-ser como fundamento do ser. São Paulo: USP, 339 p. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Área: Filosofia da Educação. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2005.
CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. El giro decolonial: reflexiones para uma diversidad epistémica más allá del capitalismo global. – Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central, Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana, Instituto Pensar, 2007.
CÉSAR, C. Deus me Proteja. Álbum: Francisco, Forró y Frevo. São Paulo: EMI Music Brasil, 2008.
FANON, F. Pele Negra Máscaras Brancas. Trad.: Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.
KRENAK, A. Guerras do Brasil Doc. Direção: Luiz Bolognesi. Produção: Kim Teixeira. Buriti Filmes. São Paulo, 2019.
KRENAK, A. Bob Fernandes entrevista Ailton Krenak. [Entrevista concedida a] Bob Fernandes. TVE Entrevista Especial (Programa de Televisão), 2020. Disponível em: http://<<https://youtu.be/3yXlEshRnYg>>
MACEDO, R. S. Etnopesquisa Crítica Multirreferencial nas Ciências Humanas e na Educação. 2 ed. Salvador: EDUFBA, 2004.
MACEDO, R. S.; GALEFFI, D.; PIMENTEL, A. Um Rigor Outro sobre a qualidade na pesquisa qualitativa: educação e ciências humanas. Salvador, EDUFBA, 2009.
MACEDO, R. S. Etnopesquisa Crítica, Etnopesquisa- Formação. 2 ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2010.
MACEDO, R. S. A Etnopesquisa Implicada: Pertencimento, criação de saberes e afirmação. Brasília: Liber Livro, 2012.
MACEDO, R. S. BARBOSA, J. G.; BORBA, S. (Org.) Jacques Ardoino e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
MACEDO, R. S. Método e a Compreensão do Acontecimento. Roberto Sidnei Macedo. A pesquisa e o Acontecimento: compreender situações, experiências e saberes acontecimentais. Salvador: EDUFBA, p. 91-114, 2016.
MACEDO, R. S. Análise Contrastiva e Estudos Multicasos: da crítica à razão comparativa ao método contrastivo em ciências sociais e educação. Salvador: EDUFBA, 2018.
MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. Trad.: Eliane Lisboa. 4ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.
MUDIMBE, V. Y. A Invenção da África: gnose, filosofia e a ordem do conhecimento. Portugal: Pedago, 2013.
PACHECO, J. A. Currículo: entre teorias e métodos. Revista Cadernos de Pesquisa, (137), p. 383, 400, 2009.
QUIJANO, A. Colonialidade, poder, globalização e democracia. Revista Novos Rumos, (7),17, p. 4- 28, 2002.
SANTOS, B, S. A construção multcultural da igualdade e da diferença. Oficina do CES, nº 135, Coimbra. http://www.ces.uc.pt/publicacoes/oficina/135/135.pdf, 1999
SANTOS, B, S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia dos saberes. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_artext&pid=S0101-33002007000300004, 2007. Acesso em: Janeiro de 2021
SANTOS, B, S. Um Discurso sobre as Ciências. 16ª ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SANTOS, B, S. Epistemologias del sur. Aula inaugural do Curso Internacional Epistemologias do Sul. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=X5e7QPxWrdo&t=5924s, 2017. Acesso em fevereiro de 2017
SANTOS, B, S. Sobre as metodologias não-extrativistas. Boaventura de Souza Santos. O fim do Império Cognitivo: a afirmação das epistemologias do sul. Belo Horizonte: Autêntica, p. 211-235, 2019.
VELOSO, C. Sampa. Álbum: Muito – Dentro da Estrela Azulada. Rio de Janeiro: Universa Music Internacional LTDA, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Espaço do Currículo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.